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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1959
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Contador de mesa
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
India
Datação:
1675 d.C. - 1695 d.C.
Matéria:
Teca (base), ebano, sissó, marfim, madeiras exóticas e latão (cobreado)
Técnica:
tecnica de construção: cavilhada e pregada
Dimensões (cm):
altura: 22,5 cm; largura: 41,5 cm; comprimento: 32,9 cm;
Descrição:
Trabalho Indo português, de influência Mogol do final do séc. XVII. Cofre de ebano. A decoração distribuída pela tampa, ilhargas e gavetas, é simétrica, inteiramente fitomórfica, muito rica em desenho e policromia. De todo o conjunto destaca-se a tampa, decorada no centro com um retângulo de enxaquetados de madeira de teca e marfim tingido de verde e de cor natural, decorados com pinos de sissó, de forma a criar a imagem de cubos em perspectiva. Um cercadura filetada de marfim natural em ébano, decorada com quadrifólios destes materiais, separa esta área central, voltando a ser utilizada como remate decorativo da tampa, onde os quadrifólios são substituídos por elementos multifacetados. No espaço intermédio destas duas cercaduras, evidencia-se a decoração vegetalista - constituída por vasos de marfim, de onde emergem ramos, folhas e flores bastantes estilizadas - elaborada a partir da conjugação dos marfins com as madeiras, utilizando a alternancia da policromia. As ilhargas apresentam uma primeira cercadura igual à da tampa, seguida de uma segunda, de madeira de teca com embutidos de ébano, delimitada por filetes de marfim. A decoração repete os motivos fitomórficos da tampa e apresenta ainda finos esgrafitados negros nas folhas e flores. Duas delicadas asas de latão, encordoadas, estão fixas com espelhos do mesmo metal, recortados e vasados. A frente, salientada por pregaria de latão cobreado, é formada pelo conjunto das gavetas, num total de três pequenas em cima e um gavetão em baixo (que simula três gavetas), com decorações vegetalistas, diferenciadas entre si e entre o restante conjunto. Os cantos encontram-se reforçados com aplicações de latão vasados; as fechaduras interiores possuem espelhos recortados e vasados e ainda fixação de pregaria fina nas arestas e contorno das gavetas.
Incorporação:
Outro - Fundo antigo do Museu
Origem / Historial:
Peça estudada por Maria Helena Mendes Pinto em 1993
 
     
     
   
     
     
     
 
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