|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Autor: Patrício, António José (Lisboa, 1827 - idem, 1858) Dimensões (cm): altura: 81; 96,5; largura: 64,5; 80; Descrição: Pintura de costumes. Nesta obra Patrício aborda o tema da emigração, representando um grupo de três mulheres, uma menina, uma jovem e outra mais idosa, que assistem à partida de um ente querido, do alto de um miradouro rochoso com vista para o mar. A jovem mulher está de pé, vestida com um traje popular minhoto, de lenço na cabeça e brincos de argolas nas orelhas, segurando o queixo com a mão esquerda, com um olhar nostálgico mas esperançoso; a seu lado, abraçando-lhe a cintura, está a filha, vestindo também uma saia comprida pregueada, acenando para longe com um lenço que segura na mão direita; à sua frente, vê-se uma idosa sentada em desespero, com a mão direita na testa. Mãe e filha olham para a direita, acenando para um parente invisível, somente adivinhado no horizonte calmo do mar, que levará cedo para o Brasil. Um céu luminoso acentua a expressividade das figuras, e à esquerda, vêem-se as ruínas de uma aldeia, facilmente metaforizáveis. Incorporação: Compra - Adquirido por verba especial do Estado no leilão do Conde de Ameal
Origem / Historial: Pertenceu às colecções do rei D. Fernando II (1816-1885), adquirido provavelmente em 1858 (cf. Obs.), pouco antes da morte do artista. Adquirido pelo Estado no leilão do conde de Ameal, em 1921.
Bibliografia | As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 209 cor | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 1. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 270 p/b | FRANÇA, José-Augusto - O Romantismo em Portugal: estudo de factos socioculturais. Lisboa: Livros Horizonte, 1993, pág. 352 | FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 305 | FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 134 cor | Imagens da Família na Arte Portuguesa: 1801-1992. Caldas da Rainha: IPM/ Museu de José Malhoa, 1994, pág. 20 cor | LUCENA, Armando de - Pintores portugueses do Romantismo. Lisboa: s/ ed., 1943, pág. 95 | MACEDO, Diogo de - Francisco Metrass e António José Patrício. Colecção Cadernos de Arte. Nº 7. Lisboa: Edições Excelsior, 1952, pág. 12/13 p/b | MACEDO, Diogo de - Os românticos portugueses. Lisboa: Artis, 1961, pág. est. LXXIII p/b | MACEDO, Diogo de - Quatro pintores românticos: Meneses - Metrass - Patrício - Rodrigues. Colecção Museum. 1ª série, nº 6. Lisboa: MNAC, 1949, pág. 15 p/b | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 11 cor | O rosto da máscara: A auto-representação na arte portuguesa. Lisboa: CCB, 1994, pág. 11 cor | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 3. Lisboa: 1957, pág. 183 | SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 332 | SILVEIRA, Maria de Aires - "A representação da família de Vieira Portuense a Lupi: 1801-1870". In Imagens da Família: Arte Portuguesa 1801-1992. Caldas da Rainha: IPM, 1994, pág. 20 cor | SOARES, Elisa Ribeiro - "O Romantismo e a Pintura Portuguesa do século XIX". In As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 31 | SOARES, Ernesto - História da Gravura Artística em Portugal. Vol. 2 [2 vols.]. Lisboa: Livraria Samcarlos, 1971 [2ª ed.], pág. 412 | LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 232, 233 cor | |
|
|