Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Denominação:
Camponesa de Ílhavo
Local de Execução:
Porto; na base (quase ilegível)
Dimensões (cm):
altura: 66; largura: 47;
Descrição:
Pintura de costumes. Retrato a corpo inteiro de uma camponesa de Ílhavo, voltada para a direita, apoiando o cotovelo esquerdo num muro. Veste o rico traje tradicional da região: um longo chapéu de abas largas adornado com um lenço vermelho, camisa branca de gola folhada, cingida por um corpete colorido, e cobrindo-a uma grande capa negra; à sua frente, junto ao muro, um chapéu de sol e uma trouxa. Francisco Resende cedo seguiu a lição de seu mestre Roquemont, investindo na pintura o sentido documental e pitoresco, o "sentimentalismo" de que José-Augusto França fala (1967, vol. 1, p. 273), na inventariação dos tipos e costumes populares do país, caminho que Garret e Herculano também apontavam; no entanto, como escreveu Elisa Soares, pela riqueza e minuciosidade dos pormenores indumentários e de caracterização, esta tela bem poderá conter "uma expressão pessoal" já distinta do mestre suíço, ou seja, "um sentido imediato de documento etnográfico" (As Belas Artes do Romantismo em Portugal, 1999, nº cat. 47).
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado