MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
DEP573-B
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Paisagem tirada da Charneca de Belas ao pôr-do-sol
Autor:
PORTO, António Carvalho da SILVA (Porto, 1850 - Lisboa, 1893)
Datação:
1879 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 85; 112,5; largura: 150; 178;
Descrição:
Paisagem. Duas camponesas no meio de uma charneca apanhando galhos de madeira ao fim da tarde. No centro do quadro, vêem-se duas mulheres de saia comprida, xaile nos ombros e lenço na cabeça, a da direita curvada para a frente, enfeixando os galhos, e a outra caminhando para primeiro plano, de cabeça baixa, com um feixe de galhos às costas, figuras isoladas numa charneca coberta por vegetação bravia, em tons de verde e amarelo, com alguns rochedos dispersos. No fundo, vêem-se ao longe pinheiros recortados no horizonte calmo da colina, sob um céu limpo de fim de tarde, que começa a escurecer. De referir a admirável descrição deste quadro feita por Ramalho Ortigão, num artigo sobre o artista publicado num jornal em 1879 (cf. Bibliografia).
Incorporação:
Outro - Palácio Nacional da Ajuda
Origem / Historial:
Pertenceu às colecções do rei D. Fernando II (1816-1885). Depósito do Palácio Nacional da Ajuda em 1925.

Bibliografia

ALDEMIRA, Luís Varela - Silva Porto. Lisboa: Artis, 1954, pág. est. XXXIV p/b

ARTHUR, Ribeiro - Arte e artistas contemporâneos (2ª série). Lisboa: Livraria Ferin, 1896, pág. 22-23

CHRISTINO, Ribeiro - Estética citadina. Lisboa: Livraria Portugália, 1923, pág. 29

COSTA, Lucília Verdelho da - "No centenário de Silva Porto". Colóquio/ Artes. 2ª série. 35º ano, nº 99. Dezembro. Lisboa: FCG, 1993, pág. 16

COSTA, Lucília Verdelho da; BRANDÃO; Ecycla Castanheira - Amar o outro mar: A pintura de Malhoa. Lisboa: Ministério da Cultura/ GRCI, 2003, pág. 36-37

FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Lisboa: IPM/ CMAG, 2003, pág. 93

FRANÇA, José-Augusto - "O Impressionismo e a pintura portuguesa". Colóquio/ Artes. 2ª série. 17º ano, nº 22. Abril. Lisboa: FCG, 1975, pág. 15 p/b

FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 2. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 29 p/b

FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 381

FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 186 cor

MACEDO, Diogo de - Silva Porto: Um fundador. Colecção Museum. 1ª série, nº 9. Lisboa: MNAC, 1950, pág. 5 p/b

MACEDO, Diogo de - Sintra na pintura portuguesa do século XIX. Lisboa: MNAC/ Instituto Cultural de Sintra, 1950, pág. 9

Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração. Lisboa: IPM/ Museu de José Malhoa, 2005, pág. 152 cor

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 47 cor

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 29 cor

O Occidente. 3º ano. Vol. III, nº 58. 15 de Maio. Lisboa: 1880, pág. 76 rep. grav.

ORTIGÃO, Ramalho - "Silva Porto". Diário da Manhã. 15 de Outubro. Lisboa: 1879, pág. -

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 4. Lisboa: 1959, pág. 70

PARIS, Pierre - "L' Art en Espagne et en Portugal de la fin du XVIIIe siècle a nos jours". In MICHEL, André, dir. - Histoire de l' Art: Depuis les premiers temps chrétiens jusqu'a nos jours. Tome VIII. Seconde partie. Paris: Librairie Armand Colin, 1926, pág. 847

Pintura portuguesa no Museu Nacional de Arte Contemporânea (Séculos XIX e XX). Lisboa: MNAC, 1927, pág. est. 12 cor

RODRIGUES, António - "A Paisagem segundo Keil". In Alfredo Keil (1850-1907). Lisboa: IPPAR, 2001, pág. 39 cor

SILVA, Raquel Henriques da - "A pintura de Silva Porto: A obra, a fortuna crítica, o mercado". In Silva Porto 1850-1893. Porto: IPM, 1993, pág. 99

SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 336 cor

TAVARES, Cristina Azevedo - "Malhoa e Bordalo". In Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração. Lisboa: IPM/ Museu de José Malhoa, 2005, pág. 35

WANDSCHNEIDER, Miguel; FARIA, Nuno - Paisagens no Singular. Lisboa: IAC, 1999, pág. 16 cor

SILVA, Raquel Henriques da (et al.) - Silva Porto (1850-1893): Exposição comemorativa do centenário da sua morte. Porto: IPM, 1993, pág. 200

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 290, 291 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica