MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, May 07, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Inventory number:
529
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Pastores e gado passando uma ribeira
Date / Period:
1860 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 38,5; width: 51;
Description:
Paisagem. Sob um vasto céu nublado e crepuscular, delineado em ousados violetas, rosas e amarelo, vê-se no centro da composição uma ribeira formando uma lagoa, que reflecte a luminosidade invulgar do céu, por onde passa uma junta de bois conduzida por duas pastoras, e atrás um cavalo montado por uma figura. Numa elevação à direita, em contra-luz, incidente da direita, junto do primeiro plano na sombra (truque cenográfico frequente em Cristino), vê-se um homem de chapéu sentado num jumento, falando com uma camponesa sentada no chão; esta figura aparece em vários quadros de Cristino, como em "Título desconhecido (Paisagem)" (nº inv. 1969), tão individualizada que leva Maria de Aires Silveira a identificá-la com o próprio artista (cf. SILVEIRA, 2000, p. 40). No plano de fundo, em esfumado, vê-se uma elevação com um castelo, identificado por Fernando Castelo-Branco como o castelo de Montemor-o-Velho, visto neste quadro das margens do Mondego (CASTELO-BRANCO, 1975, p. 131). Notar o colorido fantástico do céu, em velaturas violeta e rosa, uma marca pessoal e genuína que a crítica da época (em transição para valores naturalistas) se apressou a censurar sistematicamente, sobretudo porque sabiam da facilidade e talento com que o pintor executava dez ou doze telas num mês [cf. LIMA, Rangel de - "João Christino da Silva". A Arte. (Dez. 1879)], que fascinavam o olhar e se vendiam facilmente nas exposições anuais da Promotora.
Incorporation:
Transferência - Conselho de Arte e Arqueologia
Origin / History:
Prova de concurso para professor na Academia Real de Belas Artes em 1860 e remetido ao MNAC, actual Museu do Chiado, pelo Conselho de Arte e Arqueologia em 1922.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits