|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: Cinco artistas em Sintra Dimensões (cm): altura: 86,3; 104; largura: 128,8; 145; Descrição: Um dos primeiros retratos de grupo da pintura portuguesa (mais tarde retomado por Columbano em "O Grupo do Leão" de 1885) que combina paisagem com a pintura de género. No primeiro plano à esquerda, rochas encobertas pela sombra. No plano seguinte, soalheiro, um grupo de camponeses trajando à saloia em tons de castanho e verde com vermelho e o branco a destacar alguns elementos (a nulher com uma saia, corpete e lenço na cabeça, carrega um cesto coberto por um pano branco; o homem, de calças, botas altas, colete e barrete na cabeça tem a pender no ombro direito uma manta; as crianças vestem calções ou saias, casacos e chapéu, lenço ou barrete)ladeiam dois dos artistas. Ao centro da composição Anunciação, sentado com a perna esquerda adiantada segurando a caixa das tintas, erguendo com a mão direita o pincel e com a mão esquerda segurando a paleta e o tento. O corpo está ligeiramente inclinado para a esquerda e o rosto para a direita; por trás, Metrass, de pé, envergando uma capa e um chapéu à Rubens pretos. O rosto tem barba e bigode encoberto até ao nariz pela sombra; o olhar fixa o espectador. Em terceiro plano, um enorme rochedo, com algumas plantas no topo cerve de apoio ao escultor Vitor Bastos que veste calças e casaco comprido em preto, tem na cabeça um chapéu e assume uma atitude jocosa, com a mão direita colocada na anca; o próprio Cristino da Silva, num auto-retrato iluminado e vestindo de castanho, desenhando num pequeno caderno e José Rodrigues, com uma capa castanha, sentado numa pedra - na qual se reflete a sua sombra cuja luz contraria a incidente na tela - à direita destes dois e folheando um album. Ao fundo, à esquerda, o palácio da Pena, esboçada, sobre uma imaginária montaha de pedra, e o céu, tempestuoso e cinzento à esquerda, mais nubloso e azul à direita. Homenagem ao Mestre Anunciação, esta obra depressa foi considerada a mais representativa do romantismo português, celebrando o Palácio da Pena na romântica Sintra, a paisagem recolhida do "natural", os costumes, e o retrato.
Incorporação: Transferência - Academia de Belas Artes de Lisboa
Origem / Historial: Pertenceu às colecções do rei D. Fernando II (1816-1885). Adquirido pelo Estado através do Legado Valmor, a Madalena Adelaide Namura para a Academia Real de Belas-Artes em 1908-09.
Integrado no MNAC em 1911.
Valor de seguro: 70 000,00€ (setenta mil euros), em 2010
Bibliografia | A Criança nas colecções do Museu. Lisboa: MNAC, 1979, pág. 31 p/b | AÇA, Zacharias d' - "João Christino da Silva". O Occidente. 10º ano. Vol. X, nº 303. 21 de Maio. Lisboa: Typ. Castro Irmão, 1887, pág. 115 | AÇA, Zacharias d' - "João Christino da Silva/ II". O Occidente. 10º ano. Vol. X, nº 304. 1 de Junho. Lisboa: Typ. Castro Irmão, 1887, pág. 127 | ANACLETO, Regina, dir. - História da Arte em Portugal: Neoclassicismo e Romantismo. Vol. 10. Lisboa: Publicacões Alfa, 1986, pág. 153 cor | ARTHUR, Ribeiro - Arte e artistas contemporâneos (3ª série). Lisboa: Livraria Moderna, 1903, pág. 41 | As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 231 cor | BIESTER, Ernesto - "Cinco Artistas em Sintra". Jornal de Belas Artes. 1ª série, nº 5. Maio. Lisboa: Typ. do Progresso, 1857, pág. 6 e 7 | BRAGANÇA, José de - "O Museu de Arte Contemporânea". In Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. 9 | BRÁS, António José - "Sinais de modernidade". Visão/ 7. Lisboa: 2000, pág. rep. cor | BUESCU, Helena Carvalhão - "João Cristino da Silva e o Tema da Paisagem na Literatura Portuguesa de Meados do Século XIX". In SILVEIRA, Maria de Aires - João Cristino da Silva: 1829-1877. Lisboa: IPM, 2000, pág. 78 s.s. | CHRISTINO, João Ribeiro - Elementos de História de Arte: Arte Moderna. Vol. 4. Lisboa: Biblioteca do Instituto Profissional, s/d, pág. 125 p/b | COSTA, Lucília Verdelho da - "João Cristino da Silva". In TURNER, Jane, ed. - The Dictionary of Art. Vol. 8 (34 vols.). London/ New York: Macmillan/ Grove, 1996, pág. 163 | COSTA, Lucília Verdelho da - "Sol e sombras: A arte portuguesa do século XIX no Museu do Petit Palais em Paris". Colóquio/ Artes. 2ª série. 29º ano, nº 74. Setembro. Lisboa: FCG, 1987, pág. 8 p/b | Documentos oficiais da comissão central portuguesa para a exposição universal de 1855: Sistema de classificação. Lisboa: Imprensa Nacional, 1854, pág. 212 | FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Lisboa: IPM/ CMAG, 2003, pág. 72 | FERREIRA, Emília - "O elogio da natureza". In Natura Artis Magistra: A Natureza mestra das Artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 88 | FRANÇA, José-Augusto - "Arte e cultura na sociedade portuguesa, 1870-1900". In RODRIGUES, António [et al.] - Alfredo Keil (1850-1907). Lisboa: IPPAR, 2001, pág. 467 | FRANÇA, José-Augusto - "Arte e vida artística em Portugal no século XIX". In FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 28 | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 1. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 267 p/b | FRANÇA, José-Augusto - O retrato na arte portuguesa. Colecção Estudos de Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 1981, pág. est. 65 p/b | FRANÇA, José-Augusto - O Romantismo em Portugal: estudo de factos socioculturais. Lisboa: Livros Horizonte, 1993, pág. 320/21 p/b | FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 102 cor | FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 129 cor | FRANCO, Anísio - "João Cristino da Silva: Um romântico extremado". Arte Ibérica. Ano 4, nº 35. Maio. Lisboa: 2000, pág. 43 cor | GASTÃO, Ana Marques - "Cristino, melancólico e exuberante". Diário de Notícias. 7 de Maio. Lisboa: 2000, pág. rep. p/b | Le XIX siècle au Portugal: Histoire-Societé-Culture-Art. Actes du Coloque. Paris: FCG/ Centre Culturel Portugais, 1988, pág. fig. 20 p/b | LIMA, Rangel de - "João Cristino da Silva". A Arte. Dezembro. Lisboa: 1879, pág. 182 | LUCENA, Armando de - Pintores portugueses do Romantismo. Lisboa: s/ ed., 1943, pág. 67 | MACEDO, Diogo de - "A Arte nos séculos XIX e XX". In BARREIRA, João, dir. - Arte Portuguesa: Pintura. Lisboa: Edições Excelsior, s/d, pág. 357 | MACEDO, Diogo de - João Cristino da Silva e Manuel Maria Bordalo Pinheiro. Colecção Cadernos de Arte. Nº 5. Lisboa: Edições Excelsior, 1952, pág. 12/13 p/b | MACEDO, Diogo de - Os românticos portugueses. Lisboa: Artis, 1961, pág. est. LIX cor | MACEDO, Diogo de - Sintra na pintura portuguesa do século XIX. Lisboa: MNAC/ Instituto Cultural de Sintra, 1950, pág. 7 p/b | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 5 cor | Natura Artis Magistra: A natureza mestra das artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 103 cor | O Occidente. 10º ano. Vol. X, nº 303. 21 de Maio. Lisboa: Typ. Castro Irmão, 1887, pág. 116 rep. grav. | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. 2ª edição (actualizada). Vol. 2. Porto: Livraria Civilização Editora, 1987, pág. s/ p. cor | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 1. Lisboa: 1954, pág. 275 | PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 54 p/b | PARIS, Pierre - "L' Art en Espagne et en Portugal de la fin du XVIIIe siècle a nos jours". In MICHEL, André, dir. - Histoire de l' Art: Depuis les premiers temps chrétiens jusqu'a nos jours. Tome VIII. Seconde partie. Paris: Librairie Armand Colin, 1926, pág. 846 | PEREIRA, Paulo - 2000 anos de arte em Portugal. Lisboa: Temas e Debates, 1999, pág. 312 cor | PESSANHA, D. José, org. - Catalogo illustrado da Exposição extraordinaria commemorativa do 4º centenario do descobrimento do caminho maritimo da India. Lisboa: Typographia da Companhia Nacional Editora, 1898, pág. 52-53 | PINHARANDA, João - "O Romantismo à portuguesa". Público/ Artes. 7 Maio 2000. Lisboa: 2000, pág. - | PORFÍRIO, José Luís - "Cristino da Silva: a norma e o excesso". Expresso/ Cartaz. 21 Abril 2000. Lisboa: 2000, pág. rep. p/b | Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Fasc. 9. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. fig. 4 p/b | SANTOS, Rui Afonso - "Pop-tugal: Cultura popular urbana na terra lusitana". Vida Mundial. Nº 2. Março. Lisboa: 1998, pág. 85 cor | SENA, António - História da Imagem fotográfica em Portugal: 1839-1977. Porto: Porto Editora, 1998, pág. 43 | SILVA, João Cristino da - Visita à Exposição Internacional do Porto. Lisboa: Tipografia Universal, 1866, pág. 36 | SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 331 cor | SILVEIRA, Maria de Aires - "O Mar entre a Celebração e a Elegia". In A Arte e o Mar. Lisboa: FCG, 1998, pág. 228 | SILVEIRA, Maria de Aires - João Cristino da Silva: 1829-1877. Lisboa: IPM, 2000, pág. 105 cor | SOARES, Elisa Ribeiro - "O Romantismo e a Pintura Portuguesa do século XIX". In As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 34 | SOARES, Ernesto - História da Gravura Artística em Portugal. Vol. 1 [2 vols.]. Lisboa: Livraria Samcarlos, 1971 [2ª ed.], pág. 75 | SOUSA, Joaquim Pedro - "Revista artística de 1858". Arquivo Universal/ Revista Hebdomadária. 1ª série. Vol. 1, nº 17. Lisboa: Tipografia Universal, 1859, pág. 267 | Um século de pintura e escultura portuguesas. Lisboa: MNAC, 1965, pág. fig. 8 p/b | |
|
|