MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
851
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Pousada de ciganos
Datação:
1923 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 85; largura: 115;
Descrição:
Partindo de vários estudos sobre a arquitectura branca de Olhão e fascinado com as suas formas contíguas ("esculpidas", escreverá Reinaldo dos Santos em 1923), de geometria irregular, Viana representa neste quadro o casario de Olhão entendido em planos volumétricos que se sobrepõem, construção que assenta numa diagonal que pende para a direita, introduzindo dinamicamente uma tensão inédita no conjunto branco do casario. Em primeiro plano, vê-se um acampamento de ciganos indistinto, com várias figuras juntas, lonas, duas carroças e um cavalo à entrada da povoação. Embora o entendimento geométrico da composição seja de raiz cezaneana ou cubista ("hoje tudo passa pelo Cubismo" dizia Viana em 1922), o pintor parte de uma realidade incontornável, o fascínio plástico e sensitivo pelo objecto natural que terá uma materialidade própria no jogo da pintura. Composição rara na situação naturalista dos anos 20, esta "Pousada dos ciganos" desconstrói "por dentro" o espaço perspéctico naturalista ("não sei de composição mais perigosa do que a instabilidade dessa pousada de ritmos cadentes" - SANTOS, 1923, p. 91; cf. Bibliografia), privilegiando a volumetria das casas e o frio azul das paredes, e mostrando um entendimento particular das possibilidades compositivas, assim como uma sensiblidade e ousadia únicas nas harmonias de cor.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado em 1936. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1973, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.108/73). Tratamento: Substituição da grade original por uma nova em casquinha, remoção do verniz amarelecido com white spirit, aplicação de uma camada de verniz de retoque Talens no final. - Em 2001 pela Empresa Junqueira 220. (Ver Doc. associada)

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

IFN. 44194 DIG

imagem

imagem

Imagem

IFN: 000599 TC

imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 599_2 Autor: Arnaldo Soares Localização: DDF-IPM

imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 599_1 Autor: Arnaldo Soares Localização: DDF-IPM

imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 599 Autor: Arnaldo Soares Localização: DDF-IPM

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica