|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: Camões na gruta de Macau Autor: Metrass, Francisco Augusto (Lisboa, 1825 - Funchal, 1861) Dimensões (cm): altura: 163; 188; largura: 132; 155; Descrição: Pintura de História. No lugar romântico e simbólico da gruta de Macau, onde Luís de Camões terá concebido "Os Lusíadas", lugar mítico, sugerido pelas massas rochosas que enquadram o poeta e o seu escravo Jau, vê-se a figura de Camões sentado, vestido de preto, de barba e cabelo arruivados, segurando melancolicamente a cabeça com o punho esquerdo fechado, cujo cotovelo assenta num rochedo a seu lado, por momentos interrompendo a escrita numas folhas que segura no joelho direito, com a mão direita em cima, segurando a pena. Camões olha para a esquerda, com um olhar sombrio mas intenso, num rosto iluminado, provável auto-retrato de Metrass. A seu lado, sentado no chão de pernas cruzadas, encostado a uma rocha, vê-se o escravo Jau, vestido com uma camisa branca listada, baixando o olhar. Aos pés de Camões, espalhados no chão, vêem-se uma espada embainhada, um livro aberto, um tinteiro e algumas folhas soltas com a inscrição "LUSIADAS". Incorporação: Compra - Adquirido por verba especial do Estado no leilão do Conde de Ameal
Origem / Historial: Pertenceu às colecções do rei D. Fernando II (1816-1885). Adquirido pelo Estado no leilão do Conde de Ameal, em 1921.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: 1564-?; Denominação: Estudo para o quadro "Camões na gruta de Macau"; Localização: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea
Bibliografia | ANACLETO, Regina, dir. - História da Arte em Portugal: Neoclassicismo e Romantismo. Vol. 10. Lisboa: Publicacões Alfa, 1986, pág. 158 cor | As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 323 cor | Camões nas colecções do Museu Nacional de Arte Contemporânea. Lisboa: MNAC, 1972, pág. 15 cor | FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Lisboa: IPM/ CMAG, 2003, pág. 77 | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 1. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 276 p/b | FRANÇA, José-Augusto - O retrato na arte portuguesa. Colecção Estudos de Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 1981, pág. fig. 66 p/b | FRANÇA, José-Augusto - O Romantismo em Portugal: estudo de factos socioculturais. Lisboa: Livros Horizonte, 1993, pág. 350-51 | FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 276 | FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 131 cor | LUCENA, Armando de - Pintores portugueses do Romantismo. Lisboa: s/ ed., 1943, pág. 47 | MACEDO, Diogo de - Francisco Metrass e António José Patrício. Colecção Cadernos de Arte. Nº 7. Lisboa: Edições Excelsior, 1952, pág. 12/13 p/b | MACEDO, Diogo de - Os românticos portugueses. Lisboa: Artis, 1961, pág. est. XLIV p/b | MACEDO, Diogo de - Quatro pintores românticos: Meneses - Metrass - Patrício - Rodrigues. Colecção Museum. 1ª série, nº 6. Lisboa: MNAC, 1949, pág. 9 p/b | MARÍN, José Luis Morales y - "Puntualizaciones a la evolución de la pintura contemporanea en Portugal". In Portugal hoy: 30 pintores. Madrid: Centro Cultural del Conde Duque, 1989, pág. s/ p. | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 8 cor | O rosto da máscara: A auto-representação na arte portuguesa. Lisboa: CCB, 1994, pág. 89 cor | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 3. Lisboa: 1957, pág. 104 | PARIS, Pierre - "L' Art en Espagne et en Portugal de la fin du XVIIIe siècle a nos jours". In MICHEL, André, dir. - Histoire de l' Art: Depuis les premiers temps chrétiens jusqu'a nos jours. Tome VIII. Seconde partie. Paris: Librairie Armand Colin, 1926, pág. 846 | PESSANHA, D. José, org. - Catalogo illustrado da Exposição extraordinaria commemorativa do 4º centenario do descobrimento do caminho maritimo da India. Lisboa: Typographia da Companhia Nacional Editora, 1898, pág. cat. 300 p/b | RODRIGUES, António - "Efabulação, suspensão e contestação do tempo na arte portuguesa 1900". In Portugal 1900. Lisboa: FCG, 2000, pág. 198 | SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 331 | SOARES, Elisa Ribeiro - "O Romantismo e a Pintura Portuguesa do século XIX". In As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 38 | SOARES, Ernesto - História da Gravura Artística em Portugal. Vol. 2 [2 vols.]. Lisboa: Livraria Samcarlos, 1971 [2ª ed.], pág. 383-384 | LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 220, 221 cor | |
|
|