MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 23 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1225
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Auto-retrato
Datação:
1854 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 50; 70,5; largura: 40,8; 61,5;
Descrição:
Busto do pintor virado a 3/4 para a direita, de cabelo, bigode e pêra negros, vestindo um casaco preto, lenço de cetim no pescoço e colarinho branco levantado, pormenor que ajuda a realçar o rosto iluminado por uma luz incidente da esquerda. Fita directamente o observador, com uma face orgulhosa e rosada, que se opõe a um fundo enegrecido que envolve indistintamente o casaco, lenço, pêra e cabelo da figura, obrigando o olhar a fixar-se no essencial. Cristino não tem uma pose estática e meditativa, parece de um relance fitar-nos com um olhar vivo e responder de seguida fechando os lábios, sorrindo ligeiramente, numa expressão irónica e individualizada. Será nesta pose orgulhosa que o pintor se irá auto-retratar um ano depois, na sua obra-manifesto "Cinco artistas em Sintra" (inv. 23).
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado à família do artista em 1946. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1993, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.152/93). Tratamento: Remoção de poeiras; preenchimento e reintegração de lacunas, junto da zona superior da orelha do retratado; tonalização de retoques antigos alterados (escurecidos); aplicação de uma camada de verniz de retoque Talens no final.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica