MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 17 de agosto de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1225
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Auto-retrato
Datação:
1854 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 50; 70,5; largura: 40,8; 61,5;
Descrição:
Busto do pintor virado a 3/4 para a direita, de cabelo, bigode e pêra negros, vestindo um casaco preto, lenço de cetim no pescoço e colarinho branco levantado, pormenor que ajuda a realçar o rosto iluminado por uma luz incidente da esquerda. Fita directamente o observador, com uma face orgulhosa e rosada, que se opõe a um fundo enegrecido que envolve indistintamente o casaco, lenço, pêra e cabelo da figura, obrigando o olhar a fixar-se no essencial. Cristino não tem uma pose estática e meditativa, parece de um relance fitar-nos com um olhar vivo e responder de seguida fechando os lábios, sorrindo ligeiramente, numa expressão irónica e individualizada. Será nesta pose orgulhosa que o pintor se irá auto-retratar um ano depois, na sua obra-manifesto "Cinco artistas em Sintra" (inv. 23).
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado à família do artista em 1946. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1993, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.152/93). Tratamento: Remoção de poeiras; preenchimento e reintegração de lacunas, junto da zona superior da orelha do retratado; tonalização de retoques antigos alterados (escurecidos); aplicação de uma camada de verniz de retoque Talens no final.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica