MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, December 07, 2021    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Inventory number:
184
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Interior
Date / Period:
1914 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 100; width: 81;
Description:
Numa pintura minuciosa e atenta ao pormenor, vêem-se no interior de uma sala duas figuras ladeando uma natureza-morta em primeiro plano, motivo central do quadro, estando à esquerda uma jovem mulher, de vestido e cabelo escuro, fitando o observador, exibindo uma bandeja pintada debaixo do braço esquerdo, e à direita uma criança virada de perfil para ela, segurando na mão direita uma boneca. A natureza-morta que se destaca na composição, em primeiro plano, sobre uma mesa com uma toalha escura decorada, é composta por um serviço de chá em porcelana azul e branca, numa bandeja, acompanhado à direita de uma toalha branca que envolve um prato de medronhos e duas romãs, com uma faca, e à esquerda, junto da figura feminina em cima, de uma fruteira com uvas, bananas e pêssegos, à frente de um jarrão verde vidrado, que reflecte a luz, natureza-morta organizada numa diagonal descendente que parte da figura feminina à esquerda do quadro e termina na toalha branca, no canto inferior direito. No fundo, vê-se uma janela entreaberta com uma vista sobre a cidade, e à direita o papel de parede verde azeitona, decorado com flores róseas estilizadas, figuração arte-nova, recortando o perfil da criança. Este "Interior" do (ainda tímido) modernista Viana teve aplauso e aceitação institucional suficiente para ser adquirido por Carlos Reis para o recém-criado Museu Nacional de Arte Contemporânea.
Incorporation:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origin / History:
Informação sobre intervenções de conservação-restauro: - A obra foi intervencionada em 1999 no Laboratório José de Figueiredo (processo rest.nº13/98). Ver documentação associada.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits