|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: Imagem de exílio Autor: REIS, António SOARES DOS (St.º Ovídio, Vila Nova de Gaia, 1847 - V. N. de Gaia, 1889) Técnica: Escultura de vulto Dimensões (cm): altura: 172; largura: 65; profundidade: 83; diâmetro: 66,5 (da base); Descrição: Estátua de um jovem semi-nu sentado num rochedo batido pelas ondas do mar, de cabeça baixa, virando-a para a direita, e mãos entrelaçadas assentes na coxa contrária, de joelho flectido, olhando fixamente as vagas. Em tamanho natural, este possível auto-retrato combina a modelação clássica do corpo com uma idealização romântica do sentimento de desterro. Um magoado lirismo e dramaticidade contida são a expressão maior da saudade em Portugal, como o entendeu Teixeira de Pascoaes. SR inspirou-se no poema "Tristezas do Desterro", de Alexandre Herculano. Incorporação: Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial: Proveniente do hospício de Santo António dos Portugueses, em Roma. A estátua foi transportada para Lisboa em 1908-09 através de verba do Legado Valmor. Transferida em 1914 do MNAA e integrada no MNAC no mesmo ano.
Bibliografia | A obra de Soares dos Reis: Comemorações nacionais de 1940. Porto: 1940, pág. 21 | Arte/ Boletim da Sociedade Nacional de Belas Artes. Ano 1, nº 4. Dezembro. Lisboa: SNBA, 1951, pág. 11 p/b | ARTHUR, Ribeiro - Arte e artistas contemporâneos (2ª série). Lisboa: Livraria Ferin, 1896, pág. 65 | As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 338-39 | BRAGANÇA, José de - "O Museu de Arte Contemporânea". In Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. 13-14 | BRASIL, Jaime - "O Desterrado e Le Vaincu". O Primeiro de Janeiro. 15 de Outubro. Porto: 1947, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - "Arte e vida artística em Portugal no século XIX". In FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 39-40 | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 1. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 452-56 | FRANÇA, José-Augusto - O Romantismo em Portugal: estudo de factos socioculturais. Lisboa: Livros Horizonte, 1993, pág. 505 e 562 | FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 180 | GRAÇA, Renato da Silva - "Soares dos Reis (1847-1889): Apontamentos biográficos". O Setubalense. 4, 12, 18 e 22 de Abril. Setúbal: 1941, pág. - | GUSMÃO, Adriano de - "No Centenário de Soares dos Reis". Seara Nova. Ano XXVII, nº 1056. 25 de Outubro. Lisboa: Empresa de Publicidade Seara Nova, 1947, pág. 113-15 | GUSMÃO, Adriano de - "Soares dos Reis, grande escultor português". O Estado de S. Paulo. 2 de Dezembro. São Paulo: 1947, pág. - | JORGE, João Miguel Fernandes - "Pousão e Soares dos Reis revisitados". Expresso/ Actual. Nº 1593. 10 de Maio. Lisboa: 2003, pág. 42-43 | LACERDA, Aarão - "No cinquentenário de Soares dos Reis - Algumas palavras...". Comércio do Porto. 16 de Fevereiro. Porto: 1939, pág. - | LACERDA, Aarão de - "A Arte em Portugal no século XIX". In Portugal: Breviário da Pátria para os portugueses ausentes. Lisboa: SNI, 1946, pág. 380/381 p/b | MACEDO, Diogo de - "A Arte nos séculos XIX e XX". In BARREIRA, João, dir. - Arte Portuguesa: Pintura. Lisboa: Edições Excelsior, s/d, pág. 391 p/b | MACEDO, Diogo de - "Biografia". In Comemorações Nacionais de 1940: A Obra de Soares dos Reis. Porto: 1940, pág. 9 | MACEDO, Diogo de - Soares dos Reis: Estudo documentado. Colecção de Cultura Artística. Porto: Edições Lopes da Silva, 1945, pág. 37 p/b | MACEDO, Diogo de - Soares dos Reis: O seu centenário. Colecção Museum. 1ª série, nº 4. Lisboa: MNAC, 1947, pág. 9 p/b | MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na escultura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 138 | MATOS, Armando de - O Desterrado: Mármore de Soares dos Reis (Impressão de Estética). Vila Nova de Gaia: Edições Pátria, 1933, pág. 7 s.s. | LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 76 cor | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 4. Lisboa: 1959, pág. 86 | PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 218 e 220 | Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Fasc. 9. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. fig. 18 p/b | RODRIGUES, Manoel M. - "Antonio Soares dos Reis: Professor de esculptura da Academia Portuense de Bellas-Artes". O Occidente. 9º e 10ºs anos. Vols. IX e X. Nºs 287 e 290. 11 de Dezembro e 11 de Janeiro. Lisboa: 1886/ 1887, pág. 274 | SANTOS, David - Da escultura à colagem, outras disciplinas nas colecções do Museu do Chiado (1940-1960). Lisboa: IPM/ MFTPJ, 2002, pág. 12-13 | SANTOS, Paula Mesquita dos - "Escultura romântica em Portugal". In As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 74-76 | SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 349 | TEIXEIRA, José - "Teixeira Lopes, A Viúva e outras figuras". In Encontro de Escultura. Porto: FBAUP, 2005, pág. 13 | TEIXEIRA, José de Monterroso - "Criação, Imaginário e Gosto: o pulsar artístico em Portugal, 1450-1950". In Esplendores de Portugal: Cinco Séculos de Arte, 1450-1950. Tóquio: Tokio Fuji Art Museum, 1999, pág. 176 | VASCONCELOS, Joaquim de - "Aos amigos de Soares dos Reis" seguido de "Autobiografia" (editada)". A Revista. Ano 2, nº 8. Porto: 15/02/1905, pág. 5-7 | LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 276, 303-305, 308 cor | |
|
|