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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
78
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Fonte dos Amores, Quinta das Lágrimas
Datação:
1871 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 75; 89; largura: 100; 114;
Descrição:
Pintura de género. No cenário idílico e mítico da Quinta das Lágrimas em Coimbra, imortalizada por Camões como o lugar onde Inês de Castro vivera os seus amores proibidos com D. Pedro, duas crianças brincam junto da fonte e tanque de água, vigiados pela mãe, uma senhora de longo vestido vermelho que cruza os braços, segurando um jornal na mão, à direita. Truque cenográfico característico de Cristino, num cenário sombrio encerrado por um majestoso e denso arvoredo é projectado, no centro da composição, junto das crianças, um feixe de luz que desce verticalmente, a partir da abertura na copa de um grande cedro, pormenorizado realisticamente, cujo tronco enorme se ergue junto da figura feminina, alusão simbólica ao drama de Inês. Como refere Maria de Aires Silveira, o enegrecimento da composição, renegando um gosto pelo fantástico e pelos surpreendentes contrastes cromáticos da década de 60, e pormenorização excessiva, revelam "um gosto orientado pela opinião pública[da]" (cf. SILVEIRA, 2000, p. 33), e significam, na evolução da sua pintura, em final de carreira, uma concessão fácil àquilo que a crítica de arte considerava (e não sem alguma razão, porque sabia muito bem que Cristino podia estar meses e meses sem pintar e que na proximidade da exposição anual da Promotora, num mês, pintava dez ou doze telas, como nos informa Rangel de Lima - cf. LIMA, 1879), sendo os mais contundentes Zacarias de Aça em 64 e António Enes em 74, ser "excessos de cor", uma "senda errada" destituída de verdade, ou mais exageradamente, "aberrações" e "desleixos crónicos" (Idem, p. 173 e 177), críticas que bateram fundo em Cristino, como os seus textos escritos (2 visitas à Exposição Internacional do Porto em 1866) o demonstram.
Incorporação:
Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
Oferecido pelo artista à rainha de Espanha em 1871, este quadro foi doado pelo Visconde Júlio de Castilho (sem que se saiba como o adquiriu) à Academia Real de Belas Artes de Lisboa em 1879, tendo sido mais tarde transferido do MNAA para o Museu do Chiado - MNAC em 1912.

Bibliografia

AÇA, Zacharias d' - "João Christino da Silva/ II". O Occidente. 10º ano. Vol. X, nº 304. 1 de Junho. Lisboa: Typ. Castro Irmão, 1887, pág. 127

Artes e Letras. Lisboa: 1872, pág. 12

ARTHUR, Ribeiro - Arte e artistas contemporâneos (3ª série). Lisboa: Livraria Moderna, 1903, pág. 41

As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 239 cor

BUESCU, Helena Carvalhão - "João Cristino da Silva e o Tema da Paisagem na Literatura Portuguesa de Meados do Século XIX". In SILVEIRA, Maria de Aires - João Cristino da Silva: 1829-1877. Lisboa: IPM, 2000, pág. 83 cor

CASTELO-BRANCO, Fernando - Identificacão de algumas paisagens de João Cristino da Silva. Separata de Belas Artes: Revista e Boletim da ANBA. Nºs 28-29. Lisboa: 1975, pág. 130

FRANCO, Anísio - "João Cristino da Silva: Um romântico extremado". Arte Ibérica. Ano 4, nº 35. Maio. Lisboa: 2000, pág. 45

GARCIA, Wifredo Rincon - Cinco Siglos de Arte en Madrid (XV-XX)- Arte y Artistas Portugueses en Madrid em la segunda mitad del siglo XX. Madrid: Centro de Estudios Historicos, 1991, pág. -

LIMA, Rangel de - "João Cristino da Silva". A Arte. Dezembro. Lisboa: 1879, pág. 182

LIMA, Rangel de - "Obras de arte portuguesas que figuraram na Exposicão de Madrid". Artes e Letras. Lisboa: 1872, pág. -

MACEDO, Diogo de - João Cristino da Silva e Manuel Maria Bordalo Pinheiro. Colecção Cadernos de Arte. Nº 5. Lisboa: Edições Excelsior, 1952, pág. 12 e 14

MACEDO, Diogo de - Os românticos portugueses. Lisboa: Artis, 1961, pág. 72

Natura Artis Magistra: A natureza mestra das artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 105 cor

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 1. Lisboa: 1954, pág. 275

PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 54

Pintura portuguesa no Museu Nacional de Arte Contemporânea (Séculos XIX e XX). Lisboa: MNAC, 1927, pág. est. 7 cor

SILVEIRA, Maria de Aires - João Cristino da Silva: 1829-1877. Lisboa: IPM, 2000, pág. 117 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
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