MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
36
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
A feira
Datação:
1910 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 277; largura: 400;
Descrição:
Pintura de género. Sob a copa de um grande pinheiro, que ocupa a metade superior da tela, cobrindo na quase totalidade o azul do céu luminoso, descansa um largo grupo de homens e mulheres do povo, vestidos com trajes ribatejanos, com alguns jumentos e cavalos munidos de alforges.
Incorporação:
Transferência - Academia de Belas Artes
Origem / Historial:
Este grande quadro deu entrada no MNAC, na direcção de Carlos Reis (1911-14), em substituição do quadro O pôr do sol, perdido em 1901 no naufrágio do vapor Saint-André, que transportava parte das obras de arte expostas na Exposição Universal de Paris, 1900. Integrado no MNAC em 1911 por transferência da Academia Nacional de Belas Artes. Intervenções de conservação e restauro: - A obra foi intervencionada em 1969, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.72/69). Tratamento: Entretelagem a a cera com goma Elemi, remoção do verniz amarelecido e de retoques alterados, com white spirit e pequena percentagem de álcool e dimetilformamida, preenchimento das lacunas com massa de caulino e totin e integração das mesmas com tinta a óleo e verniz, aplicação de verniz de retoque Talens no final.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica