MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 26, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Inventory number:
35
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Paisagem (Auvers-sur-Oise)
Production Place:
Auvers-sur-Oise; canto inferior direito
Date / Period:
1883 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 44; 75,5; width: 55; 86;
Description:
Paisagem. Numa planície lavrada em tons de amarelo e verde, destacam-se no fundo da composição duas ou três medas de trigo expressivamente alinhadas, que dirigem o olhar do observador para a direita, tal como o caminho que irrompe diagonalmente do primeiro plano. Junto à meda de maiores proporções, que marca o eixo central do quadro, surge-nos distanciado e minúsculo um pintor absorvido no seu trabalho ao ar-livre, em plena acção, com o cavalete armado à sua frente, de chapéu de palha e com o estojo de tintas na relva. Loureiro auto-retrata-se nesta prova de pensionista (ou fá-lo indirectamente pelo retrato de um dos seus colegas de "plein-air"), assumindo os valores do ar-livre, representando-os na própria pintura como um programa (cf. catálogo Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950) - Bibliografia). Toda a paisagem está coberta por um céu azul nublado, que ocupa a maior parte da tela, em empastamentos soltos de ultramarino, branco e cinzento. Paisagem dos arredores de Paris, campina nas margens do rio Oise.
Incorporation:
Transferência - Conselho de Arte e Arqueologia
Origin / History:
Prova de pensionista no estrangeiro enviada à Academia Real de Belas Artes de Lisboa (1876-79). Integrado no MNAC em 1911. Informação sobre intervenções de conservação e restauro: - A moldura foi intervencionada em 2004 por Genoveva Cuesta Romero (Ver Doc. associada).

Bibliography

Arte/ Boletim da Sociedade Nacional de Belas Artes. Ano 1, nº 4. Dezembro. Lisboa: SNBA, 1951, pág. 14 p/b

FERREIRA, Emília - "O elogio da natureza". In Natura Artis Magistra: A Natureza mestra das Artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 90

FRANÇA, José-Augusto - "O Impressionismo e a pintura portuguesa". Colóquio/ Artes. 2ª série. 17º ano, nº 22. Abril. Lisboa: FCG, 1975, pág. 15 p/b

FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 2. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 49 p/b

FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 189 p/b

LAPA, Pedro - Artur Loureiro: Paisagem (Auvers-sur-Oise). 2003. 1 p. Texto de exposição. Acessível no Museu do Chiado, Lisboa, Portugal, pág. -

MACEDO, Diogo de - Marques d' Oliveira e Artur Loureiro: Dois naturalistas. Colecção Museum. 2ª série, nº 1. Lisboa: MNAC, 1953, pág. 13 p/b

Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração. Lisboa: IPM/ Museu de José Malhoa, 2005, pág. 211 cor

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 37 cor

Natura Artis Magistra: A natureza mestra das artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 99 cor

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 274

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 160, 161 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits