MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
35
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Paisagem (Auvers-sur-Oise)
Local de Execução:
Auvers-sur-Oise; canto inferior direito
Datação:
1883 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 44; 75,5; largura: 55; 86;
Descrição:
Paisagem. Numa planície lavrada em tons de amarelo e verde, destacam-se no fundo da composição duas ou três medas de trigo expressivamente alinhadas, que dirigem o olhar do observador para a direita, tal como o caminho que irrompe diagonalmente do primeiro plano. Junto à meda de maiores proporções, que marca o eixo central do quadro, surge-nos distanciado e minúsculo um pintor absorvido no seu trabalho ao ar-livre, em plena acção, com o cavalete armado à sua frente, de chapéu de palha e com o estojo de tintas na relva. Loureiro auto-retrata-se nesta prova de pensionista (ou fá-lo indirectamente pelo retrato de um dos seus colegas de "plein-air"), assumindo os valores do ar-livre, representando-os na própria pintura como um programa (cf. catálogo Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950) - Bibliografia). Toda a paisagem está coberta por um céu azul nublado, que ocupa a maior parte da tela, em empastamentos soltos de ultramarino, branco e cinzento. Paisagem dos arredores de Paris, campina nas margens do rio Oise.
Incorporação:
Transferência - Conselho de Arte e Arqueologia
Origem / Historial:
Prova de pensionista no estrangeiro enviada à Academia Real de Belas Artes de Lisboa (1876-79). Integrado no MNAC em 1911. Informação sobre intervenções de conservação e restauro: - A moldura foi intervencionada em 2004 por Genoveva Cuesta Romero (Ver Doc. associada).

Bibliografia

Arte/ Boletim da Sociedade Nacional de Belas Artes. Ano 1, nº 4. Dezembro. Lisboa: SNBA, 1951, pág. 14 p/b

FERREIRA, Emília - "O elogio da natureza". In Natura Artis Magistra: A Natureza mestra das Artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 90

FRANÇA, José-Augusto - "O Impressionismo e a pintura portuguesa". Colóquio/ Artes. 2ª série. 17º ano, nº 22. Abril. Lisboa: FCG, 1975, pág. 15 p/b

FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 2. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 49 p/b

FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 189 p/b

LAPA, Pedro - Artur Loureiro: Paisagem (Auvers-sur-Oise). 2003. 1 p. Texto de exposição. Acessível no Museu do Chiado, Lisboa, Portugal, pág. -

MACEDO, Diogo de - Marques d' Oliveira e Artur Loureiro: Dois naturalistas. Colecção Museum. 2ª série, nº 1. Lisboa: MNAC, 1953, pág. 13 p/b

Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração. Lisboa: IPM/ Museu de José Malhoa, 2005, pág. 211 cor

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 37 cor

Natura Artis Magistra: A natureza mestra das artes. Almada: Casa da Cerca/ Centro de Arte Contemporânea, 2001, pág. 99 cor

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 274

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 160, 161 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica