MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 12 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 684/5
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Denominação:
Busto de cardeal com o barrete ao peito
Título:
Busto de cardeal com o barrete ao peito/ Sempre firmes
Autor:
Matos, Francisco Vieira de (n. 1699, f. 1783)
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Papel
Suporte:
Papel
Técnica:
Sanguínea
Dimensões (cm):
altura: 7,9; largura: 6,8;
Descrição:
Retrato de um busto de um cardeal não identificado. A figura apresenta-se com o corpo virado para a direita e a face de frente; tem o cabelo comprido e veste uma sotaina, fechada por pequenos botões. No braço direito segura um barrete ao peito.
Incorporação:
Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Este desenho pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo que originou a da Biblioteca Pública de Évora.Túlio Espanca (ESPANCA,1969) aponta para a possibilidade de alguns destes desenhos terem passado da colecção de António Joaquim Padrão para a de Cenáculo. O desenho encontra-se referenciado num inventário elaborado por António Francisco Barata (1890) sobre a colecção de quadros da Biblioteca inserido num conjunto compreendido entre os nº 185 a 230, designados como "Desenhos de Vieira Lusitano" que provavelmente correspondem aos nº de inventário ME 669 ao ME 686, e do ME 688 ao ME 715 do Museu de Évora. A partir de 1940 foram desmembrados dos álbuns onde estavam inseridos, juntamente com os de outros pintores, tendo a colectânea sido transferida para o Museu de Évora. É mencionado por Gabriel Pereira (PEREIRA, 1947), num artigo sobre a Bilioteca Pública, em que faz referência aos desenhos de Vieira Lusitano, englobados num capítulo sobre "QUADROS. DESENHOS. (...)" genéricamente descritos como: "Desenhos a lápis vermelho de Vieira Lusitano; alguns importantes, quase todos assinados". Em 2000 participou numa exposição no Museu Nacional de Arte Antiga englobado numa montagem com o nº 115, poderá tratar-se de estudos para cardeais portugueses encomendados por D. Tomás de Almeida que ele não chegou a realizar. « Seja como for, estes pequenos retratos, que mostram variantes de atitudes de mãos e de atributos, têm o interesse de revelar os métodos de trabalho de Vieira que nunca partia para a pintura sem passar por uma fase de pensamento em desenho, executando até à exaustão de todas as possibilidades compositivas, por vezes num puro jogo de prazer do desenho pelo desenho » (ARRUDA, 2000). Existem mais dois desenhos nesta colecção, cujo retratado, apresenta características muito semelhantes em posições diferentes (ME 689/3 e ME 695/3 ).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica