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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 684/2
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Denominação:
Jesus no Horto
Título:
Jesus no Horto/ Sempre firmes
Autor:
Matos, Francisco Vieira de (n. 1699, f. 1783)
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Papel
Suporte:
Papel
Técnica:
Sanguínea
Dimensões (cm):
altura: 5,3; largura: 9,2;
Descrição:
Medalhão oval sobre o tema de Jesus no Horto que, iconograficamente corresponde à cena em que Jesus está a ser confortado por um anjo. Jesus está ajoelhado a rezar com as mãos juntas à frente; apresenta a cara de perfil a olhar para o anjo. Este está num plano um pouco superior e estende-lhe um cálice que, normalmente, está associado a uma metáfora utilizada por Jesus para falar da sua Paixão e de um dos seus instrumentos: uma taça de fel que deve beber até a exaustão.
Incorporação:
Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Este desenho pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo que originou a da Biblioteca Pública de Évora.Túlio Espanca (ESPANCA,1969) aponta para a possibilidade de alguns destes desenhos terem passado da colecção de António Joaquim Padrão para a de Cenáculo. O desenho encontra-se referenciado num inventário elaborado por António Francisco Barata (1890) sobre a colecção de quadros da Biblioteca inserido num conjunto compreendido entre os nº 185 a 230, designados como "Desenhos de Vieira Lusitano" que provavelmente correspondem aos nº de inventário ME 669 ao ME 686, e do ME 688 ao ME 715 do Museu de Évora. A partir de 1940 foram desmembrados dos álbuns onde estavam inseridos, juntamente com os de outros pintores, tendo a colectânea sido transferida para o Museu de Évora. É mencionado por Gabriel Pereira (PEREIRA, 1947), num artigo sobre a Bilioteca Pública, em que faz referência aos desenhos de Vieira Lusitano, englobados num capítulo sobre "QUADROS. DESENHOS. (...)" genéricamente descritos como: "Desenhos a lápis vermelho de Vieira Lusitano; alguns importantes, quase todos assinados". Em 2000 participou numa exposição no Museu Nacional de Arte Antiga englobado numa montagem com o nº 115, relativamente ao qual se pensa tratar-se de um esboço preliminar do tema de Jesus no Horto, do qual não se conhecem outras consequências (ARRUDA, 2000).
 
     
     
   
     
     
     
 
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