Origem / Historial:
Este desenho pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo.Túlio Espanca (1969) aponta para a possibilidade de alguns destes desenhos terem passado da colecção de António Joaquim Padrão. O desenho encontra-se referenciado num inventário elaborado por António Francisco Barata (1890) sobre a colecção de quadros da Biblioteca inserido num conjunto compreendido entre os nº 185 a 230, designados como "Desenhos de Vieira Lusitano" que provavelmente correspondem aos nº de inventário ME 669 ao ME 686, e do ME 688 ao ME 715 do Museu de Évora. Em 1940 foram desmembrados dos álbuns onde estavam inseridos, juntamente com os de outros pintores, tendo a colecção sido transferida para o Museu de Évora. Gabriel Pereira (PEREIRA,1903) descreve este desenho: «Os medalhões são figurados pela VENERAÇÃO DO DEUS MENINO». Sobre fundos marmoreados criaram-se molduras arquitectónicas em trompe l'oeil para receber os desenhos, montagens por vezes dotadas de títulos sugestivos referentes às qualidades artísticas ou a aspectos biográficos do pintor. A qualidade deste trabalho aponta para a sua execução por um dos mais fiéis admiradores de Vieira, o pintor António Joaquim Padrão (1731-1771), como refere Túlio Espanca (1969). "Sendo esta hipótese verdadeira uma boa parte da colecção foi construída ainda em vida de Vieira Lusitano que terá dado indicações para a reunião e montagem de peças, inspirando-se nas formas de apresentações de desenhos das colecções que conheceu em Roma, derivadas das montagens da célebre colecção de Giorgio Vasari ( 1511-1574). Trata-se também de uma grande novidade entre nós, só conhecida na obra de Vieira Lusitano, constituindo mais uma contribuição do pintor para a valorização do desenho como obra de arte» (ARRUDA, 2000). Esse estudo pode ainda estar associado aos esboços para a pintura de Mafra, embora numa versão mais simplificada (ARRUDA, 2000).