Origem / Historial:
A pintura pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora, vindo referida no inventário desta colecção feito após a morte do arcebispo em 1814. Neste inventário a pintura vem referida como "Um painel de três palmos, sem moldura, com Instrumentos de Música" (Espanca, 1955-56). A colecção Cenáculo deu origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora e no inventário desta, feito por António Francisco Barata em 1890 a pintura vem referida com o número 4 como "Rabeca e mais instrumentos musicais. JAB me fecit aª 1664". Também já em 1884, na relação que faz da colecção de desenhos e pinturas da B. P. É., Gabriel Pereira referira a pintura. Assim, nesta relação, a pintura aparece com o número 214 como "Tela. Capricho artistico; varios instrumentos musicaes", mas com diferenças relativamente à assinatura que neste caso aparece transcrita como: "J.H.B. sue fecit aº 1664". (Pereira, 1903).
A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. é transferida para o Museu de Évora.
Por despacho de 4 de Janeiro de 1945 a pintura foi cedida a título de depósito precário ao Conservatório Nacional, cedência que se mantem na actualidade