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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 916
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Erupção do Vesúvio
Autor:
Bonavia, Carlo (1740 - f. Nápoles 1788)
Oficina / Fabricante:
Escola Italiana, oficina de Nápoles
Datação:
1758 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 138; largura: 105;
Descrição:
Pintura que representa um vulcão em erupção. O cone do vulcão fica no lado esquerdo da pintura, num plano afastado, sendo quase toda a restante superfície da pintura uma encosta coberta de lava. No meio deste cenário de lava incandescente e fumo, grupos de pessoas que vão descendo a encosta. No lado direito, um enorme incêndio cujas chamas se elevam até ao céu, do qual se vê apenas um pouco de azul no canto superior esquerdo. De ressaltar a intensa luminosidade das chamas e da lava incandescente, que ressaltam no meio do cinzento da enconsta. A moldura é em madeira castanha, simples, apenas com um friso.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
A pintura pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. A pintura vem referida no inventário desta colecção feito após a morte de Cenáculo (1814) como "Vesúvio", sendo atribuida a Solimena. (Espanca, 1955-56) A colecção Cenáculo esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora, sendo a pintura referida nos dois inventários que se conhecem desta colecção. Assim, na relação que Gabriel Pereira faz da colecção de desenhos e pinturas em 1884, este quadro aparece com o número147 e o autor levanta a hipótese de a pintura ser da autoria de Diogo Pereira (Pereira, 1903) Em 1890 é António Francisco Barata quem faz o inventário da colecção de pintura. Neste caso a pintura aparece com o número 150 e quanto à sua autoria levanta-se a hipótese de ser de Poussin "ou de sua escola". A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora. No restauro efectuado em 2005 pela conservadora-restauradora Rita Vaz Freire foi revelada a assinatura e a data desta pintura por Carlo Bonavia, 1758. Bonávia trabalhou em Nápoles entre 1751 e 1788, correspondendo a pintura a esta fase, pelo que se justifica tratar-se de uma erupção do Vesúvio, tema em que se destacou. Uma pintura muito semelhante está assinada por Bonavia e pertence a uma colecção privada de Roma, mas uma outra, quase igual, do Museu Lichenstein de Viena, está dada a Wutky.
 
     
     
   
     
     
     
 
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