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Animação Imagens

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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Machado de Castro
Inventory number:
2144;P15
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Santa Catarina de Alexandria
Authors:
Simão Rodrigues (c.1560-1628)
Domingos Vieira Serrão (1570-1632)
Date / Period:
1611 A.D - 1620 A.D - Pintura Maneirista
Holder:
Tela
Technique:
Óleo sobre tela
Measurments (cm):
height: 65,2; length: 73,3;
Description:
Pintura representando Santa Catarina, princesa de Alexandria a meio-corpo, coroada (alusão à sua origem nobre), voltada a três quartos para a esquerda, recortada sobre céu nublado. Pousa ambas as mãos sobre os seus principais atributos: a roda dentada do martírio e a espada da decapitação. A figura da santa denota uma aparência mais mundana que religiosoa, parecendo uma dama galante quer pela elegância da atitude e complexidade do penteado quer pelo desenho das sobrancelhas, ou ainda pelo pormenor dos brincos e pelo amplo decote da túnica. Este tratamento é análogo ao das figuras em primeiro plano na tela "O Nascimento da Virgem", P98. A reforçar o carácter áulico desta pintura e o alongamento da anatomia, foi dado um amplo tratamento às pregas das vestes e o manto avoluma-se como se tivesse sido soprado. A luz realça o rosto e as carnações da santa mas, a paleta de fundo, menos sombria que na Santa Maria Madalena - do mesmo retábulo e que lhe era simétrica - não imprime o mesmo tom de tenebrismo, realça pelo contrário as qualidades cromáticas das vestes. Moldura de fabrico recente.
Incorporation:
Transferência - Conventos extintos: Convento de Santa Clara (?). v. item Origem.
Origin / History:
Recentemente, surgiu a hipótese de ligação destas cinco telas, cuja proveniência seria a Igreja do Convento de Santa Ana, em Coimbra. Teriam pertencido ao primitivo retábulo maneirista do altar-mor daquela igreja (v. Catarina Carvalho, 1995) Provável percurso desta pintura: Devido às cheias do rio Mondego, o espólio do Convento de Santa Ana passou para vários conventos, entre os quais o das Irmãs Ursulinas, daí para o Instituto de Coimbra, e finalmente para o Museu Machado de Castro.
 
     
     
   
     
     
     
 
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