Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
2627;P76
Denominação:
Adoração dos Reis Magos
Autor:
André Gonçalves (1692-1762)
Datação:
1750 d.C. - 1762 d.C.
Dimensões (cm):
altura: 151,5; comprimento: 174,7;
Descrição:
A Virgem foi representada em segundo plano, de pé, ligeiramente à esquerda do eixo da tela, segurando o Menino nos seus braços. Junto a ela, um dos Magos ajoelha perante Jesus. Outro mago, em primeiro plano, encontra-se ajoelhado e curvado, formando um dos vértices inferiores de um triângulo compositivo cujo par é o anjo que em genuflexão observa a cena; a Virgem, única personagem que se encontra de pé, forma o vértice desse triângulo. Um panejamento, solto, emoldura este grupo.
Noutro plano, à direita, deixando entrever um fundo de paisagem, o Mago negro, com outras personagens, dirige o olhar para o Menino.
A paleta, de tons suaves, característica de André Gonçalves, é nesta tela enriquecida com vermelhos e amarelos intensos.
A forma semi-circular do painel sugere que tenha feito parte do coroamento de um retábulo.
A composição é claramente influenciada pelas gravuras italianas que circulavam pela Europa.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos. Origem desconhecida. Instituto de Coimbra.