Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
6487;T526
Título:
Pluvial de D. Catarina de Eça
Oficina / Fabricante:
Oficina Peninsular, Espanha?
Datação:
XVI d.C. - XVIII d.C. - Renascimento/Barroco.
Matéria:
Fio de seda policroma, fio laminado pratedo e dourado, fio de fieira prateado, placas de metal, dois aljôfares, cordão de enchimento, enchimentos, filaça(?),
Técnica:
bordado directo e bordado de aplicação, pontos de ouro, ouro estendido, ouro matizado,ouro com relevo, canutilho em fio de fieira, aplicação de discos metálicos, seda matizada, ponto lançado, ponto de cadeia, ponto de pena(?), pontos de realce a fio de seda sobre ouro, cordãozinho de seda e ouro e cordãozinho dourado, efeitos com cordão de enchimento, enchimento coberto a fio dourado e seda.
Dimensões (cm):
altura: 150; largura: 298;
Descrição:
Pluvial com corpo em tecido de seda lavrada a fio de ouro e prata, decorda com motivos florais estilizados.
Na parte frontal do corpo do tecido existe ainda um fragmento em damasco lavrado a fio metálico.
Sebasto bordado com três edículas de cada um dos lados e ainda nas costas do pluvial as edícullas são delimitadas por largo galão bordado.
Debruando o limite entre o sebasto e o tecido do corpo está um galão rendado a tecido amarelo.
Molduras rectangulares delimitam cada uma das edículas. Estas apresentam seis figurações das virgens mártires com trajes de corte - vestido ou túnica e manto, ornamentados com bolas, cintos, toucados e joias - algumas com atributos ( palma de martírio, setas invertidas e livros abertos ). Enquadram-nos nichos arquitectónicos de sabor renascinta, encimados extradorso por pequenos brasões com as armas de Portugal e da familia dos Eças. Interiormente simula-se a criação de pavimentos e fundos geometrizados.
Sobrepujando o arco do nicho dispõe-se uma movimentada composição formada por vaso central ladeado por volutas de cariz vegetalista e floral, e ainda uma cornocópia.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos