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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional Machado de Castro N.º de Inventário: 868;E112 Datação: 1530 d.C. - 1534 d.C. Técnica: Modelado e cozido Dimensões (cm): altura: 152; largura: 65; profundidade: 93; Descrição: Escultura de vulto de um grupo escultórico não agregado, em barro cozido, representando a figura de um Apóstolo, sedente, pertencente a uma Última Ceia. Apresenta-se, em torção para a esquerda, com a cabeça ligeiramente voltada à direita. Tem o rosto marcado por olhos salientes, nariz longo, barba encaracolada e bifurcada, cabelo liso, com corte recto abaixo das orelhas, apartado a meio e com franja. Veste túnica abotoada e justa no peito, presa na cintura, caindo com pregas agrupadas sobre as pernas. Está descalço, com os pés cruzados, estando o esquerdo avançado. Está muito mutilado, conservando actualmente a cabeça, o tronco, e as pernas. Incorporação: Outro - Desconhecido. Mosteiro de Santa Cruz. Coimbra
Origem / Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
Esta obra faz parte de um conjunto - Última Ceia - executado para a Capela do Refeitório do Mosteiro de Santa Cruz. Em 1866, Joaquim Possidónio da Silva mandou cortar as peças, fazendo-as deslocar para Lisboa, para a Associação dos Architectos e Arqueólogos. Alertado por Martins de Carvalho (em "O Conimbricense"), o Presidente da Câmara - Dr. Manuel dos Santos Pereira Jardim - reclamou a restituição das peças. Encontravam-se completamente desintegradas, pelo que se foram dispersando pela cidade. António Augusto Gonçalves, desde finais do séc. XIX, dedicou-se à reconstituição do conjunto, comprando algumas peças e reunindo todos os fragmentos possíveis.
Bibliografia | A Escultura de Coimbra do Gótico ao Maneirismo (cat. exp.). Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2003, pág. 111-120 | ANDRADE, Sérgio Guimarães de - Escultura Portuguesa. Lisboa: CTT Correios de Portugal, 1997, pág. 18, 42-43 | CARVALHO, J. M.Teixeira de - Cerâmica Coimbrã no Séc. XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1921, pág. 63-95 | CORREIA, Vergílio - Obras, vol. I. Coimbra: 1946, pág. 209/237 e 239/246 | CORREIA, Vergílio - Obras, vol. III. Coimbra: 1953, pág. 101/113 | CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941, pág. 43, nº1 | CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, António Nogueira - Inventário Artístico de Portugal - Cidade de Coimbra. Lisboa: 1947, pág. - | DIAS, Pedro - A Arquitectura de Coimbra na Transição do Gótico para a Renascença, 1490-1540. Coimbra: Epartur, 1982, pág. - | DIAS, Pedro - A Presença de Artistas Franceses no Portugal de Quinhentos, in Mundo da Arte, nº15. Coimbra: 1983, pág. - | GARCIA, Prudêncio Quintino - João de Ruão. Coimbra: 1933, pág. - | GONÇALVES, António Nogueira - Estatuária Lapidar. Coimbra: 1923, pág. 157/163 | GONÇALVES, António Nogueira - Estudos de História da Arte da Renascença. Porto: 1979, pág. 115/170 e 191/218 | MACEDO, Diogo de - "As imagens da Igreja de Santa Cruz" in Ocidente,vol.XVI, nº45: 1942, pág. 97 | MARKL, Dagoberto; PEREIRA, Fernando António Baptista - "O Renascimento", in História da Arte em Portugal, vol. 6. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 68/71 | Museu Machado de Castro - Notas. Coimbra: 1916, pág. 25 | SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: 1950, pág. 32/33 | SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. Lisboa: s/d, pág. 332/334 | SERRÃO, Vitor - O Renascimento e o Maneirismo, in História da Arte Portuguesa, 3. Lisboa: 2002, pág. 152-153 | SMITH, Robert C. - The Art of Portugal, 1500-1800. London: 1968, pág. 160 | VITRY, Paul - Essai sur l'oeuvre des Sculpteurs Français au Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1933, pág. 12 | |
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