MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
4023;E51
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Retábulo do Corpo de Deus
Autor:
João Afonso
Oficina / Fabricante:
Coimbra
Datação:
1443 d.C.
Matéria:
Calcário
Técnica:
Escultura em alto e meio-relevo e policromia
Dimensões (cm):
altura: 112; largura: 95; profundidade: 30;
Descrição:
Retábulo em calcário poilicromado, representando o Corpo de Deus exibido por dois anjos. É composto por uma única placa rectangular, que serve de fundo à cena representada: dois anjos ajoelhados elevam o cálice eucarístico, sobreposto pela hóstia com Cristo Crucificado. Os dois anjos e o cálice são coroados respectivamente, por três baldaquinos, sendo o central (o do cálice), ligeiramente maior; lateralmente, elevam-se dois pináculos, sobre capitel e mísula com motivos vegetalistas.Os anjos, destacando-se a meio-relevo da placa, assentam numa plataforma que apresenta na frente uma inscrição votiva, relevada, em caracteres góticos. Apresenta ainda policromia viva, destacando-se o dourado dos nimbos dos anjos, e do cálice, sobre o azul do fundo, e o vermelho das túnicas dos anjos.
Incorporação:
Doação - Dr. Teixeira de Carvalho
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* É proveniente da Capela do Corpo de Deus, na Rua Pedro Cardoso, antiga judaria. Foi depositada no Museu pelo Dr. Teixeira de Carvalho (Dep. nº 2).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica