MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, May 07, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Machado de Castro
Inventory number:
2505;P98
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Nascimento da Virgem Maria
Authors:
Simão Rodrigues (c.1560-1628)
Domingos Vieira Serrão (1570-1632)
Date / Period:
1611 A.D - 1620 A.D - Pintura Maneirista
Holder:
Tela
Technique:
Óleo sobre tela
Measurments (cm):
height: 322,5*; length: 146,5**;
Description:
Pintura a óleo sobre tela, de forma rectangular, representando o Nascimento da Virgem Maria. Cena de interior, emoldurada superiormente por drape d'honeur escarlate que se abre para ambos os lados. Esses panejamentos saem do baldaquino do leito (colocado na diagonal e no registo superior da composição) onde se encontra Santa Ana, tendo a seu lado, uma figura feminina. A Santa dirige o olhar para o grupo de mulheres que em primeiro plano, juntamente com anjos, lavam a Virgem recém-nascida. Todas as linhas da composição orientam o olhar do observador para a Virgem. Os brincos que uma das personagens ostenta, os trajes e as cores imprimem a esta pintura delicadeza e qualidade, reforçada pelas dimensões. A par da monumentalidade típica deste período, verifica-se um grande alongamento das figuras, talvez devido à intenção de colocar a tela a grande altura.
Incorporation:
Outro - Transferência (Conventos extintos): Convento de Santa Ana, Coimbra.
Origin / History:
Recentemente, surgiu a hipótese de ligação destas cinco telas, cuja proveniência seria a Igreja do Convento de Santa Ana, em Coimbra. Teriam pertencido ao primitivo retábulo maneirista do altar-mor daquela igreja (v. Catarina Carvalho, 1995) Provável percurso desta pintura: Devido às cheias do rio Mondego, o espólio do Convento de Santa Ana passou para vários conventos, entre os quais o das Irmãs Ursulinas, daí para o Instituto de Coimbra, e finalmente para o Museu Machado de Castro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits