MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
2505;P98
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Nascimento da Virgem Maria
Autores:
Simão Rodrigues (c.1560-1628)
Domingos Vieira Serrão (1570-1632)
Datação:
1611 d.C. - 1620 d.C. - Pintura Maneirista
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 322,5*; comprimento: 146,5**;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela, de forma rectangular, representando o Nascimento da Virgem Maria. Cena de interior, emoldurada superiormente por drape d'honeur escarlate que se abre para ambos os lados. Esses panejamentos saem do baldaquino do leito (colocado na diagonal e no registo superior da composição) onde se encontra Santa Ana, tendo a seu lado, uma figura feminina. A Santa dirige o olhar para o grupo de mulheres que em primeiro plano, juntamente com anjos, lavam a Virgem recém-nascida. Todas as linhas da composição orientam o olhar do observador para a Virgem. Os brincos que uma das personagens ostenta, os trajes e as cores imprimem a esta pintura delicadeza e qualidade, reforçada pelas dimensões. A par da monumentalidade típica deste período, verifica-se um grande alongamento das figuras, talvez devido à intenção de colocar a tela a grande altura.
Incorporação:
Outro - Transferência (Conventos extintos): Convento de Santa Ana, Coimbra.
Origem / Historial:
Recentemente, surgiu a hipótese de ligação destas cinco telas, cuja proveniência seria a Igreja do Convento de Santa Ana, em Coimbra. Teriam pertencido ao primitivo retábulo maneirista do altar-mor daquela igreja (v. Catarina Carvalho, 1995) Provável percurso desta pintura: Devido às cheias do rio Mondego, o espólio do Convento de Santa Ana passou para vários conventos, entre os quais o das Irmãs Ursulinas, daí para o Instituto de Coimbra, e finalmente para o Museu Machado de Castro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica