MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
2540;P16
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Cosme e São Damião
Autor:
Garcia Fernandes (act.1514-1565)
Datação:
1525 d.C. - 1531 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 127,5; comprimento: 54,8;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira invocando o poder curativo dos santos Cosme e Damião: no registo superior, à esquerda, os dois santos, nimbados, abençoam um enfermo que jaz num leito de cabeceira com alto espaldar liso, encimado por pináculos nos vértices. O leito ocupa todo o centro da composição, na diagonal, do canto superior direito para o inferior esquerdo. Junto a ele, em primeiro plano à direita, encontra-se um pequeno banco onde está disposta louça de uso comum: um prato de estanho, uma bilha de barro e uma escudela de faiança de reflexos metálicos; ainda em cima do banco, uma faca, uma colher e uma romã. O moribundo está semi-deitado no leito, apoiando as costas em grande almofada, touca branca na cabeça, tronco nú e restantes partes do corpo tapadas com o lençol e coberta, que estão desviados ao nível das pernas deixando entrever a causa da doença: a perna esquerda de outra côr - negra. Os dois santos, de pé, estão debruçados sobre o enfermo abençoando-o ao mesmo tempo que o da esquerda lhe segura nas mãos e o da direita segura um livro. A cena representa um milagre póstumo, o "Milagre da perna gangrenada substituída pela de um negro", ou o "Enxerto da perna negra": o sacristão da igreja dos Santos em Roma, tinha uma perna gangrenada. Os dois santos amputaram-lhe a perna doente e substituíram-na pela de um negro recém-enterrado, curando assim o sacristão. A perna negra vê-se nesta pintura pela paleta mais escura e por comparação com as restantes carnações do moribundo. Acerca do milagre: v. Réau, Louis, "Iconographie de L´ Art Chrétien", Tomo III - I (A-F), pp. 333, 337.
Incorporação:
Outro - Esteve arrecadado no Depósito da Universidade após a extinção das Ordens Religiosas. Por estudo comparativo com outras obras e com base no catálogo de 2003, coordenado por Pedro Dias, esta pintura pode ter feito parte de uma pequena estrutura retabular localizada na capela da enfermaria do Mosteiro de Santa Cruz.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica