MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
6084;O21
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
CRUZ DE ASSENTO
Título:
Cruz de Galhos
Autor:
Desconhecido
Datação:
1501 d.C. - 1520 d.C.
Matéria:
Prata branca e dourada
Técnica:
Prata, dourada, relevada, vazada, incisa e recortada, fundida e cinzelada
Dimensões (cm):
altura: 34; largura: 19,5; diâmetro: da base - 15,7;
Descrição:
Cruz latina de haste e braços de secção circular assente em plinto hexagonal sobre base polilobada alteada. Base decorada por cercadura e gradinha na orla, e na parte superior dividida por gomos com ornamentação de escamas apresentando motivos vegetalistas relevados. O plinto é decorado por seis janelões góticos separados por contrafortes. A cruz em prata dourada de haste e braços cortados na diagonal, é decorada por galhos ornamentados com estrias reproduzindo os veios da madeira. A imagem de Cristo crucuficado, em prata fundida e cinzelada, é encimada por filactéria com inscrição.
Incorporação:
Outro - Transferência, (Fundo antigo) Sé de Coimbra
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Esta peça fazia parte do chamado Museu das Pratas que foi integrado no Património do Estado como museu nacional segundo o Art.º 76 da Lei de Separação da Igreja do Estado, Diário do Governo nº 92 de 21 de Abril de 1911.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica