Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
2625-A;P64
Autor:
Josefa d'Ayalla (1630-1684)
Datação:
1650 d.C. - 1660 d.C. - Proto-barroco
Dimensões (cm):
altura: 93,5; comprimento: 126,5;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela, de forma oval, representando o Pentecostes. Toda a oval da composição é ocupada pelas figuras da Virgem Maria, Maria Madalena e os doze apóstolos, ajoelhados sobre um tapete persa de arabescos (decoração habitual nas obras de Josefa) e banhados pelos luminosos raios e linguas de fogo que emanam da pomba do Espírito Santo, ao centro, no topo superior da composição.
A Virgem define com a Pomba o eixo vertical da composição e o seu rosto extremamente jovem, anacrónico relativamente à cena, patenteia a jovialidade tão marcante nos tratamentos fisionómicos de Josefa. É representada de joelhos, mãos em atitude orante, ligeiramente desviadas para o seu lado esquerdo. Está vestida com uma túnica de tipo sevilhano de côr violácea, apertada um pouco acima da cintura por um lenço amarelo franjado e com riscas azuis e vermelhas, sobrepujada por um manto azul escuro. Tem a cabeça coberta com um véu amarelo. É a única personagem que ostenta auréola. À sua volta distribuem-se os corpos e cabeças dos doze apóstolos, seis de cada lado, e de Maria Madalena, do seu lado esquerdo.
Alguns dos rostos representados são de um belíssimo desenho, por exemplo os dois do lado esquerdo, por detrás de São João Evangelista.
A paleta é constituida por cores intensas e vibrantes, emprestando grande força ao misticismo e ingenuidade da tela.
Incorporação:
Outro - Transferência (Conventos extintos). Sé Nova de Coimbra (altar lateral, 3º do lado da Epístola)