MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 17 de fevereiro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
1501;C7
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Prato
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Lisboa
Datação:
1650 d.C. - Desenho miúdo
Matéria:
Barro
Técnica:
Faiança
Dimensões (cm):
altura: 6,4; comprimento: 39;
Descrição:
Prato rodado, pintado em azul e manganês, de grande fogo. Decoração desenho miúdo Tem como tema principal, inscrito em medalhão circular, limitado por orla de "três contas", uma cena de caça, protagonizada por uma figura empunhando uma espingarda, acompanhada por três cães. Aba decorada com animais em paisagem exótica. No reverso da da aba, pequenos ramos e no fundo, o nome do encomendante:"ALBVQUERQUE".
Incorporação:
Outro - Desconhecido (Fundo antigo)
Origem / Historial:
Relativamente ao possuidor original cita-se Teixeira de Carvalho, que em “Cerâmica Coimbrã No Século XVI” p. 218, refere: Do Mosteiro do Lorvão saíram os primeiros exemplares para as colecções de D. Fernando (II) e de lá vieram também outros que levou para Lisboa o Marquês de Sousa Holstein, todos os meus (Teixeira de Carvalho) e todos os que eram propriedade do Instituto ( Museu do Instituto de Coimbra), alguns dos quais se conservam no Museu Machado de Castro. Naturalmente que a maioria dos exemplares da colecção de A. A. Gonçalves seriam de igual proveniência.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica