MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
2543;P6
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Santa Catarina de Alexandria / Políptico de Celas
Autores:
Vicente Gil (doc.Coimbra 1498-1525)
Manuel Vicente (doc.Coimbra 1521-1530)
Oficina / Fabricante:
Vicente Gil e Manuel Vicente
Datação:
1501 d.C. - 1525 d.C.
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 99,5; comprimento: 53;
Descrição:
Em primeiro plano e ocupando verticalmente todo o centro da composição, Santa Catarina de Alexandria está representada de pé, de corpo inteiro, coroada, com trajes ricamente trababalhados, envergando pequena capa de arminho. Segura na mão direita um livro e na esquerda a espada, um dos instrumentos do seu martírio e atributo habitual. Aos seus pés, à esquerda, está representado o seu perseguidor, o Imperador Maximino (só em busto). À direita, em primeiro plano, a roda dentada, outro instrumento do seu martírio. Em fundo de paisagem uma enseada onde estão representados pequenos barcos. A repetição das embarcações no P2 -Incredulidade de São Tomé- tábua do mesmo políptico, sugere o uso de estresido . Nesta pintura, tal como no P1 -Adoração dos Magos- do mesmo conjunto, o uso da folha de ouro no tratamento das peças de ourivesaria é evidente na coroa que a santa ostenta. É marcante a graciosidade e minúcia no tratamento destas peças, tornando sem dúvida estas pinturas num testemunho documental da ourivesaria coeva. Pintura em duas tábuas.
Incorporação:
Outro - Transferência (Conventos extintos). Mosteiro de Santa Maria de Celas, Coimbra
Origem / Historial:
Elemento de um políptico de seis pinturas a óleo sobre madeira executado no início do século XVI na Oficina de Vicente Gil e seu filho Manuel Vicente, por encomenda da abadessa do Mosteiro de Santa Maria de Celas, de onde transitou para a posse do Estado com a Nacionalização dos bens da Igreja. É tradicionalmente designado por Políptico de Celas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica