MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
2548;P5
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Assunção de Santa Maria Madalena / Políptico de Celas
Autores:
Vicente Gil (doc.Coimbra 1498-1525)
Manuel Vicente (doc.Coimbra 1521-1530)
Local de Execução:
Coimbra.
Oficina / Fabricante:
Vicente Gil e Manuel Vicente
Datação:
1501 d.C. - 1525 d.C.
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 100; comprimento: 52,7;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho, de formato rectângular, constituída por duas tábuas dispostas verticalmente, representando a Assunção de Santa Maria Madalena. Em primeiro plano e ocupando grande parte da composição, ao centro, Santa Maria Madalena representada de corpo inteiro e de mãos em atitude orante. A sua nudez é coberta pelos longos e fartos cabelos ondulados. É elevada ao céu por quatro anjos, dois em baixo, segurando-lhe os pés e outros dois num plano superior, apoiando-lhe os braços. Em fundo céu e paisagem, no topo inferior da composição. Moldura de madeira dourada e negra, de manufactura recente.
Incorporação:
Outro - Transferência (Conventos extintos). Convento de Santa Maria de Celas, Coimbra
Origem / Historial:
Elemento de um políptico de seis pinturas a óleo sobre madeira, executado na oficina de Vicente Gil e seu filho Manuel Vicente, no início do século XVI, segundo encomenda da abadessa do Mosteiro de Santa Maria de Celas, de onde transitou para a posse do Estado com a Nacionalização dos bens da Igreja. O conjunto é tradicionalmente designado por Políptico de Celas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica