MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 26, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Machado de Castro
Inventory number:
2547;P1
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Adoração dos Reis Magos / Políptico de Celas
Authors:
Vicente Gil (doc.Coimbra 1498-1525)
Manuel Vicente (doc.Coimbra 1521-1530)
Production Place:
Coimbra
Workshop:
Vicente Gil e Manuel Vicente
Date / Period:
1501 A.D - 1525 A.D
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 96; length: 69;
Description:
A Virgem, sentada e voltada a três quartos para a esquerda, segura numa das mãos o Menino e na outra a tampa de uma píxide contendo moedas de ouro, das quais o Salvador exibe uma. A rodear as divinas personagens, os magos apresentam as suas oferendas e prestam humilde homenagem, corroborada pela atitude de se despojarem das suas coroas, depondo-as perante o Rei dos reis. O mago mais velho, portador da oferta em ouro, surge à esquerda da Virgem, ajoelhado. Junto a ele, de pé e apresentando uma custódia (contendo relíquias?) o mago Gaspar, identificado pela inscrição na bordadura da orla do manto. À direita e atràs da Virgem, o mago negro -Baltazar- usando turbante, apresenta o seu presente: um cibório com mirra. A inscrição na orla do seu manto identifica-o com o mago Melchior, que segundo a tradição é o mais idoso. Ao fundo a estrela que guiou estes representantes dos três cantos conhecidos do Mundo. No mesmo plano, à direita, uma abertura por onde se divisa um apontamento de paisagem, numa tentativa de ilusão perspéctica. O recurso exaustivo à folha de ouro é a característica mais marcante desta tábua: nos nimbos, nas coroas, na estrela, nas bordaduras das orlas dos mantos. A escolha da moeda ofertada pelo mago Melchior – um dinheiro, de D. Sancho I – revela a intenção do pintor em evocar a infanta D. Sancha, filha daquele rei, que mandou fundar o mosteiro c. 1221.
Incorporation:
Outro - Transferência (Conventos extintos). Mosteiro de Santa Maria de Celas, Coimbra
Origin / History:
Elemento de um políptico de seis pinturas a óleo sobre madeira, executado na Oficina de Vicente Gil e seu filho Manuel Vicente, no início do século XVI, sob encomenda da abadessa do Mosteiro de Santa Maria de Celas, Coimbra. O conjunto é tradicionalmente designado por Políptico de Celas. Após a nacionalização dos bens da Igreja, passou para a posse do Estado.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits