Origem / Historial:
Este desenho pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo que originou a da Biblioteca Pública de Évora. Encontra-se referenciado num inventário elaborado por António Francisco Barata (1890) sobre a colecção de quadros da Biblioteca inserido num conjunto compreendido entre os nº 185 a 230, designados como "Desenhos de Vieira Lusitano" que provavelmente correspondem aos nº de inventário ME 669 ao ME 686, e do ME 688 ao ME 715 do Museu de Évora.
A partir de 1940 foram desmembrados dos álbuns onde estavam inseridos, juntamente com os de outros pintores, tendo a colectânea sido transferida para o Museu de Évora.
Este desenho é acompanhado por uma anotação inscrita em cartão (v. ficheiro de imagem): « Esta Annunciçam he original de Francyco Vrª Lusitano veio ameu poder em Junho de 1764/ A.J. Padrão (monograma)/ "Amão do Pe. Eterno q fas sombra com manto a sra. he pa. mim idea nova: jamaes avi em estampa ouquadro, epor isso epor tão conforme aotexto sagrado inestimavel.» e tem ainda um pouco abaixo escrito "Nº 3". e a lápis "712".
É mencionado por Gabriel Pereira (PEREIRA, 1947) num artigo sobre a Biblioteca Pública em que faz referência aos desenhos de Vieira Lusitano, englobados num capítulo sobre "QUADROS. DESENHOS. (...)" genericamente descritos como: "Desenhos a lápis vermelho de Vieira Lusitano; alguns importantes, quase todos assinados.".
Este desenho participou em 2000 numa exposição no Museu Nacional de Arte Antiga com o nº 91. Segundo este catálogo, este foi um tema pouco tratado por Vieira Lusitano sendo esta uma das suas raras representações da Anunciação. Pertenceu, e foi montada por Joaquim António Padrão, passando posteriormente para a de Frei Manuel do Cenáculo, "muito provávelmente depois da morte do pintor. O contraste entre estas montagens e as da colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo, muito mais elaboradas e sumptuosas, apoia a nossa tese que Vieira terá colaborado nestas últimas, orientando Padrão no tipo de enquadramentos a usar e a reunião dos desenhos em cada montagem." (ARRUDA, 2000).