MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 712
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Título:
Anunciação
Autor:
Matos, Francisco Vieira de (n. 1699, f. 1783)
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Papel
Suporte:
Papel
Técnica:
Sanguínea
Dimensões (cm):
altura: 27; largura: 18;
Descrição:
Representação da Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria com inscrição em latim na base. Moldura posterior em tons de azul que enquadra o desenho e que é rematado superiormente por um arco quebrado. O desenho apresenta um esquema compositivo do Renascimento (como a construção em pirâmide) e também uma composição em quadrícula larga (16 quadrados), facto que confirma intenção da sua posterior transladação para a tela. Na parte superior surge a representação da Santíssima Trindade com o triângulo equilátero na cabeça; está representado com cabelos e barbas compridos, a olhar para baixo, e surge por cima de uma grande núvem vestindo uma grande capa e segurando na mão direita um ramo. à sua frente aparece uma pomba. Na parte inferior do desenho surgem Nossa Senhora e o Anjo Gabriel sentados frente a frente com uma mesa entre eles. Nossa Senhora está aurelada vestindo um manto que também lhe cobre a cabeça. Tem as mãos levantadas e abertas. O anjo tem um ramo de flores na mão esquerda e com a direita aponta para cima. Tem cabelos compridos ondulados atados por uma fita à volta da cabeça e veste uma capa em volta que prende no ombro esquerdo.
Incorporação:
Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Este desenho pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo que originou a da Biblioteca Pública de Évora. Encontra-se referenciado num inventário elaborado por António Francisco Barata (1890) sobre a colecção de quadros da Biblioteca inserido num conjunto compreendido entre os nº 185 a 230, designados como "Desenhos de Vieira Lusitano" que provavelmente correspondem aos nº de inventário ME 669 ao ME 686, e do ME 688 ao ME 715 do Museu de Évora. A partir de 1940 foram desmembrados dos álbuns onde estavam inseridos, juntamente com os de outros pintores, tendo a colectânea sido transferida para o Museu de Évora. Este desenho é acompanhado por uma anotação inscrita em cartão (v. ficheiro de imagem): « Esta Annunciçam he original de Francyco Vrª Lusitano veio ameu poder em Junho de 1764/ A.J. Padrão (monograma)/ "Amão do Pe. Eterno q fas sombra com manto a sra. he pa. mim idea nova: jamaes avi em estampa ouquadro, epor isso epor tão conforme aotexto sagrado inestimavel.» e tem ainda um pouco abaixo escrito "Nº 3". e a lápis "712". É mencionado por Gabriel Pereira (PEREIRA, 1947) num artigo sobre a Biblioteca Pública em que faz referência aos desenhos de Vieira Lusitano, englobados num capítulo sobre "QUADROS. DESENHOS. (...)" genericamente descritos como: "Desenhos a lápis vermelho de Vieira Lusitano; alguns importantes, quase todos assinados.". Este desenho participou em 2000 numa exposição no Museu Nacional de Arte Antiga com o nº 91. Segundo este catálogo, este foi um tema pouco tratado por Vieira Lusitano sendo esta uma das suas raras representações da Anunciação. Pertenceu, e foi montada por Joaquim António Padrão, passando posteriormente para a de Frei Manuel do Cenáculo, "muito provávelmente depois da morte do pintor. O contraste entre estas montagens e as da colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo, muito mais elaboradas e sumptuosas, apoia a nossa tese que Vieira terá colaborado nestas últimas, orientando Padrão no tipo de enquadramentos a usar e a reunião dos desenhos em cada montagem." (ARRUDA, 2000).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica