MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
A 0003
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Sela à Portuguesa para tauromaquia
Título:
Sela à Portuguesa de arreio de montada de cavalaria para Cortesias do Marquês de Marialva
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1770 d.C. - 1797 d.C.
Matéria:
Veludo e camurça
Dimensões (cm):
largura: 47; comprimento: 56;
Descrição:
Sela dita à portuguesa, espécie de coxim fundo, de abas de corte direito, alta no cepinho e com uma golilha larga e pronunciada. Para segurança adicional, o coxim era feito de forma que o cavaleiro pudesse encaixar as coxas. Sela forrada de camurça com ponteado desenhando losangos e com acolchoados de veludo vermelho agaloado a ouro. No espelho dos arções, aplicações de seda branca e amarela representando folhas. As abas são forradas a couro acolchoado com ponteado similar ao anterior. Apenso à parte posterior da sela encontra-se uma almofadinha a que já foi dado o número A 0003b (mas que se considerou como parte integrante da sela) para proteger o cavalo evitando o roçar da correia do rabicho. Peça de Arreio de cortesias isto é um arreio de montada de cavalaria, ricamente adornado, com que são ajaezados os cavalos para o desfile inicial da corrida de touros à portuguesa designado por cortesias.
Incorporação:
Compra - Compra a Anastácio Fernandes
Origem / Historial:
Esta peça faz parte da montada do 4º Marquês de Marialva, D. Pedro de Alcântara de Menezes. Este conjunto serviu, até finais de Oitocentos, em touradas de fidalgos. 4º Marquês de Marialva, D. Pedro de Alcântara de Menezes (1713-1799), estribeiro-Mor no reinado de D. José I por decreto de 9 de Abril de 1770, cargo que exerceu até 1797. Deputado dos Três Estados, desempenhou ainda as funções de Gentil-Homem da Câmara de D. José I e de D. Maria I, governador das torres de Belém e do Outão e Conselheiro da Guerra.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica