MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 26, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional dos Coches
Inventory number:
PNA 50870
Supercategory:
Arte
Category:
Meios de transporte
Name:
Charabã (Char-à-bancs) (viatura de passeio ou Caça)
Title:
Charabã ( Char-à-bancs ) D. Maria II (viatura de passeio ou Caça)
Author:
Thrupp and Co.
Production Place:
Inglaterra
Manufacture Center:
269 Oxford Street, London
Workshop:
Thrupp & Co
Date / Period:
1850 A.D - Século XIX
Material:
Madeira, verga, ferro, couro, metal, vidro e seda
Measurments (cm):
height: 280; width: 208; length: 420;
Description:
Charabã longo de caixa aberta (viatura de passeio ou Caça) encomendado à firma Thrupp and Co, de Londres, em 1850, para a rainha D. Maria II. Tem quatro bancos corridos, com espaldar exterior de palhinha, estofados de seda cor de pérola com motivos florais azuis e galões com motivos de ramos de videira e cachos de uva em azul, tendo o terceiro banco um espaldar rebatível para permitir a passagem para o banco traseiro. Decoração entalhada nas ilhargas, a formar volutas. Caixa pintada de azul escuro, debruada com filetes a azul claro e branco, tendo ao centro o monograma do rei D. Carlos I. Tejadilho rectangular, em couro, cobrindo todo o veículo, apoiando-se em oito varais de metal, com sanefas e estores de rolo. O chão é revestido a alcatifa de lã com motivos florais azuis e beje. As quatro lanternas em bronze dourado, são rematadas por coroa real. O acesso faz-se através de estribos de acesso à caixa desdobráveis e plataformas de gaveta para apoio dos pés. Tem dois travões de volante, um à frente e um atrás, do lado direito. As molas são elípticas na parte dianteira e semi-elípticas na parte posterior do carro. Marca do fabricante gravada nos cubos das rodas. A diferença entre este charabã e o PDVV 1702, varia apenas no tecido do estofo.
Incorporation:
Outro - Pertence à colecção do Paço Ducal de Vila Viçosa
Origin / History:
Este "Char- à -Banc" é um dos dois que foram encomendados por D. Maria II em londre por intermédio do Secretário da Embaixada , Pinto Soveral, futuro 1º Visconde de S. Luís. A carruagem está assinada pelo fabricante londrino no eixo dos rodados. Este veículo era considerado uma novidade e dele foi publicada uma gravura em Londres, no The Illustrated London News de 29 de Junho de 1850. O texto que acompanhava a imagem afirmava que as carruagens " are intented for Her Majesty's use during the Summer sojourn of the Court at the Royal residences of Cintra and Mafra" [ destinam-se a ser usadas por Sua Majestade durante a permanência da Corte nas residências reais de Sintra e Mafra"]. Mas esperava-se também que esta nova e avançada forma de transporte servisse para as deslocações dos diversos príncipes reais e que permitisse fazer o trajecto entre Lisboa e Sintra em duas horas. Em julho desse ano já estavam a ser usadas com pleno êxito, pois o Príncipe D. Pedro escreve de Sinta a seu pai , D. Fernando, no dia 21 de Julho de 1850 : " A sua boa chegada a Lisboa alegrou.nos imensamente. O char-à-Bancs parece estar muito bem feito, pois que com o outro nunca teria cheagado às Necesidades em 2 horas".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits