MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
V 0065
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Liteira
Título:
Liteira
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
França (?)
Datação:
1750 d.C. - 1775 d.C.
Matéria:
Madeira; couro; bronze; damasco; tafetá de seda; vidro.
Técnica:
Madeira entalhada, policromada e dourada; pintura a óleo; bronze fundido em molde, soldado e dourado.
Dimensões (cm):
altura: 184; largura: 98; comprimento: 415;
Descrição:
Liteira constituída por caixa trapezoidal fechada e quatro varais idênticos - dois à frente e dois atrás -, para atrelagam à parelha. Possui sete vidraças distribuídas pelos alçados laterais e dianteiro, de recorte arredondado, duas das quais modernas. A caixa é dourada, com excepção dos apainelados inferiores, em que se representam cenas campestres e galantes sobre fundo verde, delimitadas por cercaduras fitomórficas em "trompe-l'oeil". A cornija, ilhargas e molduras das janelas são ornamentadas com delicados motivos vegetalistas e concheados entalhados, típicos da gramática rocaille. Os varais fixam-se à caixa por meio de cavilhas de cabeça quadrangular (dois em cada varal) e têm as extremidades arredondadas, com um entalhe inferior rectangular. O tejadilho, alteado e plano, é revestido de couro negro e possui oito terminais decorativos em bronze dourado, em forma de pirâmide triangular invertida rematada por cogulho; estes distribuem-se junto ao rebordo, no eixo das ilhargas e dos pés-direitos das portinholas. Interiormente, a caixa é revestida de damasco vermelho do século XVIII, com larga decoração floral. Possui cortinas de tafetá de seda vermelha e o parsevão é forrado de couro e pregaria.
Incorporação:
Afectação Permanente - Transferida do Museu Nacional de Arte Antiga.
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 * Esta liteira pertenceu a um rico homem de Braga, cuja identidade permanece desconhecida.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica