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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional dos Coches
Inventory number:
V 0021
Supercategory:
Arte
Category:
Meios de transporte
Name:
Coche Coupé
Title:
Coche Coupé dos Meninos da Palhavã
Authors:
Faria, Silvestre de
Negreiros, José da Costa (1714 - 1759)
Production Place:
Portugal.
Date / Period:
1725 A.D - 1740 A.D
Material:
Madeira; couro; vidro; bronze; veludo de seda; damasco; tafetá de seda; lâmina e franja de ouro
Holder:
Madeira de carvalho e/ou azinho
Technique:
Madeira entalhada, policromada e dourada; bronze fundido em molde e dourado; veludo cortado
Measurments (cm):
height: 265; width: 189; thickness: 7 / 6,5 (rodas dianteiras e traseiras); diameter: 84,5 / 179 (rodas dianteiras e traseiras); length: 560;
Description:
Coche dito de tipo "coupé" porque a caixa se apresenta truncada na parte anterior, sendo montada sobre quatro rodas e suspensa por meio de duas molas metálicas e de correões de couro dispostos obliquamente entre os cantos inferiores e os montantes. A caixa é fechada por meio de cinco vidraças, uma das quais no alçado dianteiro e as restantes nos alçados laterais. Assenta sobre um varal longitudinal que liga os eixos dos rodados. Na extremidade anterior, o varal é prolongado por dois arcos metálicos ditos em "pescoço de cisne", que têm por função facilitar a condução do veículo. O sistema de suspensão é constituído por fortes correias de couro e por duas molas colocadas na rectaguarda, ob os ângulos inferiores da caixa; estas são formadas por dois grupos de lâminas de --- As rodas traseiras, pintadas de vermelho e livres de decoração, são compostas por doze raios nivelados e por --- pinas unidas entre si por "gatos" de ferro e cingidas no extredorso por segmentos de arco em ferro forjado, munidos de cavilhas semiesféricas que atravessam as pinas e se fixam no seu intradorso. No eixo do rodado traseiro, tem gravado o nº 33, correspondente, certamente a um antigo inventário. As rodas dianteiras, em tudo idênticas às posteriores mas de menor diâmetro, possuem apenas oito raios e são formadas por --- pinas. O interior da caixa, com capacidade para apenas dois lugares no banco posterior, é revestido de veludo vermelho cortado, tendo no tecto um bordado de aplicação a lâmina e franja de ouro e no parsevão, tachas douradas. O banco é forrado de damasco branco-pérola com decoração floral, apresentando ainda sanefa guarnecida de renda dourada. Possui duas cortinas de tafetá de seda vermelha franjada a ouro. A talha é atribuída a Silvestre de Faria e a pintura a José da Costa Negreiros. No exterior, lança nº37. Acessório de viatura, varal de madeira, fixado na estrutura da viatura (tesouras) que fai a ligação/ encaixe (neste caso encaixe perpendiculares) entre a viatura e a atrelagem dos animais, apenas na parelha do tronco (mais próxima da viatura).
Incorporation:
Afectação Permanente - Casa Real Portuguesa. Transferência do Depósito da Ajuda.
Origin / History:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 * Segundo a tradição, este coche de tipo "coupé" terá pertencido aos três filhos ilegítimos de D. João V, D. António (1714-1800), D. Gaspar (1716-1789) e D. José (1720-1801), vulgarmente conhecidos por "Meninos da Palhavã" por terem habitado o palácio do mesmo nome, em Lisboa.
 
     
     
   
     
     
     
 
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