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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional dos Coches Categoria: Meios de transporte Título: Coche Coupé dos Meninos da Palhavã Autores: Faria, Silvestre de Negreiros, José da Costa (1714 - 1759) Local de Execução: Portugal. Datação: 1725 d.C. - 1740 d.C. Matéria: Madeira; couro; vidro; bronze; veludo de seda; damasco; tafetá de seda; lâmina e franja de ouro Suporte: Madeira de carvalho e/ou azinho Técnica: Madeira entalhada, policromada e dourada; bronze fundido em molde e dourado; veludo cortado Dimensões (cm): altura: 265; largura: 189; espessura: 7 / 6,5 (rodas dianteiras e traseiras); diâmetro: 84,5 / 179 (rodas dianteiras e traseiras); comprimento: 560; Descrição: Coche dito de tipo "coupé" porque a caixa se apresenta truncada na parte anterior, sendo montada sobre quatro rodas e suspensa por meio de duas molas metálicas e de correões de couro dispostos obliquamente entre os cantos inferiores e os montantes.
A caixa é fechada por meio de cinco vidraças, uma das quais no alçado dianteiro e as restantes nos alçados laterais. Assenta sobre um varal longitudinal que liga os eixos dos rodados. Na extremidade anterior, o varal é prolongado por dois arcos metálicos ditos em "pescoço de cisne", que têm por função facilitar a condução do veículo.
O sistema de suspensão é constituído por fortes correias de couro e por duas molas colocadas na rectaguarda, ob os ângulos inferiores da caixa; estas são formadas por dois grupos de lâminas de ---
As rodas traseiras, pintadas de vermelho e livres de decoração, são compostas por doze raios nivelados e por --- pinas unidas entre si por "gatos" de ferro e cingidas no extredorso por segmentos de arco em ferro forjado, munidos de cavilhas semiesféricas que atravessam as pinas e se fixam no seu intradorso. No eixo do rodado traseiro, tem gravado o nº 33, correspondente, certamente a um antigo inventário. As rodas dianteiras, em tudo idênticas às posteriores mas de menor diâmetro, possuem apenas oito raios e são formadas por --- pinas.
O interior da caixa, com capacidade para apenas dois lugares no banco posterior, é revestido de veludo vermelho cortado, tendo no tecto um bordado de aplicação a lâmina e franja de ouro e no parsevão, tachas douradas. O banco é forrado de damasco branco-pérola com decoração floral, apresentando ainda sanefa guarnecida de renda dourada. Possui duas cortinas de tafetá de seda vermelha franjada a ouro.
A talha é atribuída a Silvestre de Faria e a pintura a José da Costa Negreiros.
No exterior, lança nº37. Acessório de viatura, varal de madeira, fixado na estrutura da viatura (tesouras) que fai a ligação/ encaixe (neste caso encaixe perpendiculares) entre a viatura e a atrelagem dos animais, apenas na parelha do tronco (mais próxima da viatura).
Incorporação: Afectação Permanente - Casa Real Portuguesa. Transferência do Depósito da Ajuda.
Origem / Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 *
Segundo a tradição, este coche de tipo "coupé" terá pertencido aos três filhos ilegítimos de D. João V, D. António (1714-1800), D. Gaspar (1716-1789) e D. José (1720-1801), vulgarmente conhecidos por "Meninos da Palhavã" por terem habitado o palácio do mesmo nome, em Lisboa.
Bibliografia | BELL, R. C. - "The National Coach Museum-Lisbon", Coin Monthly. England: September 1984, pág. 70, fig. 4 | BESSONE, Silvana - Museu Nacional dos Coches, Lisboa. Lisboa: IPM/Paribas, 1993, pág. 66-67 | Carrosses de Cérémonies, de Fêtes, etc. de la Maison Royale de Portugal - Exposition de Milan 1906 - Exposition Rétrospective des Transports par Terre. Lisbonne: Imprimerie Nationale, 1906, pág. 6, II, 11 | Coches que Estão no Museu de Belém. Lisboa: s. ed., s.d., pág. 3, n. 1 | FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923, pág. 18-19, cat. 25 | GUIMARÃES, Alberto Dias - Farrapos. Lisboa: Tip. da Liv. Ferin, 1907, pág. 56 | KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943, pág. 13, cat. 21 | MACEDO, Silvana Costa - Museu Nacional dos Coches - Roteiro, 2ª ed.. Lisboa: IPPC, 1989, pág. n. 47 | PEREIRA, João Castel-Branco - Viaturas de Aparato em Portugal, (Colecção "Património Português"). Lisboa: Bertrand Editora, 1987, pág. 37-38 | PINTO, Augusto Cardoso - Museu Nacional dos Coches - Guia do Visitante (Ilustrada), 5ª ed.. Lisboa: 1963, pág. 22-23 | SANTOS, Armando Vieira - "Algumas Considerações sobre os Coches em Portugal", in Arte Portuguesa, II - As Artes Decorativas. Lisboa: Ed. Excelsior, s.d., pág. 374 | SOUSA, Abade A. D. de Castro e - Notícia Acerca dos Antigos Coches da Casa Real. Lisboa: Tip. Academia de Belas Artes, 1845, pág. 9 | |
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