MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
V 0045
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Carruagem de Gala
Título:
Carruagem de Gala do 1º Visconde de Porto Covo da Bandeira
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Cheltenham, Inglaterra.
Centro de Fabrico:
Cheltenham
Oficina / Fabricante:
Garrett's Coach Manufactory, Cheltenham.
Datação:
1825 d.C.
Matéria:
Madeira (carvalho e/ou azinho); couro; prata; casquinha inglesa; vidro; flanela de lã; gorgorão
Técnica:
Madeira entalhada e policromada; pintura a óleo; prata repuxada, recortada, fundida, soldada, dourada e cinzelada; vidro soprado; bordado de aplicação.
Dimensões (cm):
altura: 218; largura: 191; espessura: 5,5 (rodas dianteiras e traseiras); diâmetro: 98 / 138 (rodas dianteiras e traseiras); comprimento: 505;
Descrição:
Carruagem de gala de caixa pintada de negro com filetes e cercaduras douradas, suspensa de molas de aço em "C". O acesso ao interior da caixa é feito por meio de estribos de escada, de recolher. O tejadilho plano, é circundado por platibanda em casquinha inglesa, recortada e cinzelada, que define o seu perímetro. Nos ângulos superiores, quatro lanternas amovíveis, em casquinha prateada e vidro Ao centro das portinholas, foi pintado o brasão de armas do proprietário dentro de coroa vegetal. A caixa é internamente revestida de flanela de lã de cor creme, com largos galões de lã e de algodão em tons de azul e vermelho, decorados com motivos vegetalistas (vinha virgem). O tecto apresenta um revestimento de flanela guarnecida com o mesmo tipo de galão e as armas do antigo proprietário em bordado de aplicação. As almofadas dos bancos são forradas de gorgorão vermelho. A almofada do banco do cocheiro, em couro castanho, assenta sobre uma grelha metálica e possui saia de flanela de lã vermelha aplicada sobre cartão. Tem guarnição com grande franja de cadilhos amarelos, borlas e galão na parte exterior. Marca do fabricante Garret´s Coach Manufactory, Cheltenham nas molas da suspensão da caixa. No exterior, lança, acessório de viatura, varal de madeira, fixado na estrutura da viatura (tesouras) que fai a ligação/ encaixe (neste caso encaixe vertical com um encaixe inferior metálico) entre a viatura e a atrelagem dos animais, apenas na parelha do tronco (mais próxima da viatura). CARRUAGEM, CARRUAGEM de Gala - As carruagens têm origem em Inglaterra (Séc. XVIII). No início do séc. XIX a influência francesa na construção de viaturas reais e da nobreza portuguesa, é substituída pela técnica inglesa. Esse facto foi originado pela dificuldade do fornecimento das encomendas, motivada pela instabilidade vivida em França em resultado da Revolução de 1789. Na carruagem, a segurança da condução é facilitada pela elevação do banco do cocheiro e a introdução de lanternas para maior visibilidade e o conforto melhora com a nova suspensão da caixa por correias curtas e molas de aço em forma de C.
Incorporação:
Doação - 1º Visconde de Porto-Côvo da Bandeira, antigo proprietário.
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 * Barão de Porto Covo da Bandeira foi um título criado por decreto de 17 de Agosto de 1805, da rainha D. Maria I de Portugal, a favor do grande capitalista Jacinto Fernandes Bandeira.1 É considerado o primeiro baronato financeiro criado em Portugal. A carruagem, designada por "Berlinda" no título de doação assinado pelo próprio proprietário, foi levantada na Rua de S. Domingos, à Lapa, nºs 28-34, em Lisboa. Quando deu entrada no Museu apresentava-se incompleta, faltando-lhe duas lanternas, dois puxadores das portinholas, dois brasões na almofada do cocheiro e diversas guarnições no interior. Os respectivos arreios de tiro foram entregues posteriormente, também eles incompletos. Numa estampa que pertenceu à colecção Luís Burnay e da qual se guarda um registo fotográfico no Arquivo do Museu, pode ler-se: "STATE CARRIAGE / Built for Baron de Pontecarvo (sic), a Portuguese Nobleman at / GARRATT'S.COACH MANUFACTORY. / HIGH STREET, CHELTENHAM. / Printed & Published by S. Y. Griffith & Cº Cheltenham". Com base neste documento gráfico, foi possível identificar o fabricante da carruagem.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica