MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
V 0029
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Berlinda
Título:
Berlinda dos Seis Castelos
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
França.
Datação:
1760 d.C. - 1785 d.C.
Matéria:
Madeiras; couro; vidro; veludo de seda; tafetá de seda; pregaria; galão e franja de ouro
Suporte:
Madeira de carvalho e/ou azinho
Técnica:
Madeira entalhada, policromada e douradA;
Dimensões (cm):
altura: 280; largura: 199; comprimento: 560;
Descrição:
Berlinda de caixa trapezoidal fechada, montada sobre quatro rodas entre dois varais marginais que correm paralela e exteriormente à própria caixa. O interior da caixa é revestido de veludo vermelho cortado, tendo o tecto um medalhão e guarnição de bordado a galão e franja de ouro. Os aventais dos bancos são decorados com galão largo e franja de ouro. Possui cortinas de tafetá de seda vermelha com franja dourada. O parsevão é forrado a marroquim vermelho com aplicação de pregaria dourada (tachas). Não foi ainda encontrada a lança desta viatura mas foras estudadas as suas medidas de 2 encaixes perpendiculares.
Incorporação:
Afectação Permanente - Casa Real Portuguesa.
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 * De acordo com a antiga bibliografia e o respectivo verbete manuscrito, esta berlinda, então chamada de D. Pedro II (C), "remonta ao primeiro consórcio do Monarcha cujo nome tem", assim como a identificada pela letra "B". Na primeira edição de postais ilustrados do Museu, a reprodução fotográfica da berlinda era acompanhada da seguinte legenda: "Coche - D. PEDRO II - (C) - É parelho de B, mas com menos obra de talha. Mal se percebe no painel da portinhola photographada uma personagem coroada, de sceptro em punho, ladeada por varias outras figuras. Este carro e o seu citado congenere remontam ás primeiras núpcias do Senhor Dom Pedro II (1683) com a esposa do seu defuncto irmão Senhor Dom Affonso VI".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica