Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 *
De acordo com a antiga bibliografia e o respectivo verbete manuscrito, esta berlinda, então chamada de D. Pedro II (C), "remonta ao primeiro consórcio do Monarcha cujo nome tem", assim como a identificada pela letra "B".
Na primeira edição de postais ilustrados do Museu, a reprodução fotográfica da berlinda era acompanhada da seguinte legenda: "Coche - D. PEDRO II - (C) - É parelho de B, mas com menos obra de talha. Mal se percebe no painel da portinhola photographada uma personagem coroada, de sceptro em punho, ladeada por varias outras figuras. Este carro e o seu citado congenere remontam ás primeiras núpcias do Senhor Dom Pedro II (1683) com a esposa do seu defuncto irmão Senhor Dom Affonso VI".