MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, May 04, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional dos Coches
Inventory number:
F 1207
Supercategory:
Arte
Category:
Armas
Name:
Sabre
Title:
Sabre de Uniforme militar (oriental)
Author:
Desconhecido
Production Place:
Norte de África.
Date / Period:
1890 A.D - 1904 A.D
Material:
Aço; madeira; latão (?) dourado; cordão de seda.
Technique:
Metal fundido, soldado, repuxado, dourado, puncionado e cinzelado.
Measurments (cm):
width: 15,2; thickness: 2,6 (punho); length: 90;
Description:
Alfange de traje militar composto por lâmina de aço, punho e bainha em latão (?) dourado, possuindo esta última duas talas em madeira no interior, para protecção da lâmina. A lâmina, de um só gume, é curva e lisa. O punho, encurvado na extremidade superior e ondulado na face interna, possui guardas maciças em forma de cruz com remates fusiformes. Sobre o fundo puncionado destacam-se, em cada uma das faces, três losangos levemente relevados, sendo a extremidade do punho reticulada. Lateralmente, desenvolvem-se motivos fitomórficos cinzelados. Nas guardas, a decoração resume-se a uma roseta incisa com a respectiva folhagem. As hastes inferiores encaixam directamente na bainha, profusamente ornamentada com dois motivos: enrolamentos vegetalistas delimitados por cercadura fitomórfica e reticulado largo. Sensivelmente a meio da bainha, uma cartela definida por aletas, concheados e duas palmetas, em cujo centro se inscreve um cabochão. A bainha possui ainda duas argolas móveis para suspensão do cordão carmesim, decoradas com cartela recortada e cinzelada.
Incorporation:
Transferência - Paço Real de Queluz. Bens da Coroa.
Origin / History:
O alfange árabe pertenceu ao Príncipe D. Luís Filipe. Desconhece-se o nome do ofertante, embora seja de admitir a hipótese de esta peça ter sido oferecida em 1904 pelo Coronel Ben Daoud, juntamente com a sela argelina nº invº A 134, e não pelo Sultão de Marrocos, em 1878, como afirmam certos autores. Os sabres ou alfanges árabes eram usados à esquerda, na horizontal, ou seja paralelamente à sela .Esta maneira de transportar a arma manteve-se até aos nossos dias e é denominada "à spahi" (termo que designa , genericamente, qualquer cavaleiro.)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits