MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
2006.355.10
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Leme
Datação:
III d.C. - Época Romana
Matéria:
Mármore
Dimensões (cm):
altura: 4; largura: 0,5; comprimento: 6,5;
Descrição:
Fragmento distal de leme composto por em eixo central com folhas laterais que rematam com uma espécie de aleta curva nos extremos do tipo chamado "de espadana" (Balil, 1979, p.235). Tendo em conta que está trabalhada em ambas as faces, era destinada a ser vista de todos os ângulos. Este tipo de elemento pode encontrar-se na iconografia de cortejos marinhos, nas mãos de tritões e monstros. É também um dos atributos da deusa Fortuna, podendo por isso estar associado às peça nº. 2006.355.9. Esta associação a Tyché/Fortuna é muito frequente na península Ibérica, existindo um paralelo para este leme no "altar de la Salud" de Carthago Nova (Noguera Celdrán, 1991, p. 74-75)
Incorporação:
Outro - Depósito temporário.
Proveniência:
Quinta das Longas
Origem / Historial:
Peça descoberta durante a 9ª campanha de trabalhos arqueológicos na Villa Romana de Quinta das Longas, no Verão do ano 2000. Um dos mais impressionantes traços da singularidade desta villa evidenciou-se com a descoberta de um grupo escultórico composto por várias figuras quase completas e cerca de uma centena de fragmentos. As peças faziam parte de um vasto conjunto que adornava uma área de um pátio pavimentado a mármore e a xisto, sobranceiro a uma linha de água, que limitaria a norte a Pars urbana da Villa. O conjunto estava incluido numa cascata artificial adoçada à parede meridional do referido pátio e/ou sobre o alpendre construído no centro deste compartimento apresentando como elemento unificador uma frondosa ramagem que perpassava por detrás de toda a cena, ligando-se às esculturas, sendo raras aquelas que não apresentam marcas da ligação a esse fundo vegetalista.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica