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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
2006.355.5
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Cabeça de figura feminina
Datação:
III d.C. - Época Romana
Matéria:
Mármore
Dimensões (cm):
altura: 12,5; largura: 3,5;
Descrição:
Cabeça de figura feminina. Face de forma ovalada suave com olhos ligeiramente semicerrados em que o globo ocular apresenta definidas as íris e pupilas. Nariz recto sem marcação da transição com o frontal, de extremo delgado com pequenas fossas nasais apenas apontadas por golpe de cinzel. Boca pequena entreaberta. O cabelo é aberto ao meio dividindo-se em duas madeixas que se recolhem num troço sobre a nuca, seguro por uma fita lisa. Poderá pertencer a uma ninfa ou musa, tendo em conta quer o contexto de achamento, quer a presença de outros elementos ligados ao ciclo das musas (nº 2006.355.6). A tipologia, estilo e formato aproximam-na da cabeça da Vénus (nº 2006.355.4), além de outras cabeças femininas, de proveniência genericamente atribuída ao Alentejo ou Algarve, identificadas como ninfas (Ribeiro 2002, p. 442, nºs 112-113). A filiação deste exemplar aos ateliers relacionados com Afrodísias é evidente através dos paralelos com exemplares semelhantes de Chiragan e Silahtaraga (Bergman 1999, p. 53-55)
Incorporação:
Outro - Depósito temporário.
Proveniência:
Quinta das Longas
Origem / Historial:
Peça descoberta durante a 9ª campanha de trabalhos arqueológicos na Villa Romana de Quinta das Longas, no Verão do ano 2000. Um dos mais impressionantes traços da singularidade desta villa evidenciou-se com a descoberta de um grupo escultórico composto por várias figuras quase completas e cerca de uma centena de fragmentos. As peças faziam parte de um vasto conjunto que adornava uma área de um pátio pavimentado a mármore e a xisto, sobranceiro a uma linha de água, que limitaria a norte a Pars urbana da Villa. O conjunto estava incluido numa cascata artificial adoçada à parede meridional do referido pátio e/ou sobre o alpendre construído no centro deste compartimento apresentando como elemento unificador uma frondosa ramagem que perpassava por detrás de toda a cena, ligando-se às esculturas, sendo raras aquelas que não apresentam marcas da ligação a esse fundo vegetalista.
 
     
     
   
     
     
     
 
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