MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 26, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
2006.355.1
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Escultura
Name:
Figura masculina anguípeda
Date / Period:
III A.D - Época Romana
Material:
Mármore
Measurments (cm):
height: 54 cm; width: 29,5 cm; thickness: 14 cm;
Description:
Estátua incompleta de figura masculina despida. Falta-lhe o antebraço esquerdo e o braço direito completo, assim como a extremidade inferior direita e boa parte da esquerda, que acaba de forma recta para apoiar em pedestal de sustentação. O corpo está voltado para a esquerda e apresenta um apoio no ombro esquerdo que sugere a existência de um objecto sustentado com esse mesmo braço, eventualmente uma "buccina". A posição do corpo e da parte conservada dos braços faz pensar na identificação desta figura como elemento de um ciclo composto por outras esculturas em que há uma intencional representação de movimento. De acordo com a tipologia dos seus elementos anatómicos pode ser enquadrado dentro do grupo iconográfico dos gigantes de carácter anguípedo. Tendo em conta o contexto de ninfeu em que se inseria esta escultura, poderá ser também identificado como tritão, sendo de salientar a evidente "contaminatio" entre este tipos iconográficos gigante / tritão. Na Península Ibérica o paralelo mais próximo desta peça é o gigante de Valdetorres de Jarama (Puerta, Elvira e Artigas, 1994), directamente relacionado com o grupo de Silahtaraga na actual Turquia (Chaisemartin 1984).
Incorporation:
Outro - Depósito temporário.
Provenance:
Quinta das Longas
Origin / History:
Peça descoberta durante a 9ª campanha de trabalhos arqueológicos na Villa Romana de Quinta das Longas, no Verão do ano 2000. Um dos mais impressionantes traços da singularidade desta villa evidenciou-se com a descoberta de um grupo escultórico composto por várias figuras quase completas e cerca de uma centena de fragmentos. As peças faziam parte de um vasto conjunto que adornava uma área de um pátio pavimentado a mármore e a xisto, sobranceiro a uma linha de água, que limitaria a norte a Pars urbana da Villa. O conjunto estava incluido numa cascata artificial adoçada à parede meridional do referido pátio e/ou sobre o alpendre construído no centro deste compartimento apresentando como elemento unificador uma frondosa ramagem que perpassava por detrás de toda a cena, ligando-se às esculturas, sendo raras aquelas que não apresentam marcas da ligação a esse fundo vegetalista.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits