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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1519
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Ascenção de Cristo
Autores:
Anónimo flamengo
Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523)
Datação:
1530 d.C. - 1537 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 77; largura: 89,5;
Descrição:
Neste painel representa-se a "Ascenção". Alguns dos apóstolos e a Vrgem, ajoelhados no solo e de mãos postas, erguem os rostos para o alto, em direcção de Cristo que se elva nos ares. Da figura de Cristo, na extremidade superior da pintura, apenas já só se vê a extremidade da túnica e os pés. Os apóstolos e a virgem encontram-se dispostos em dois grupos, de cada lado da pintura, com um espaço ao meio. Da lado esquerdo, um grupo de quatro apóstolos (de referir que esta tábua deverá ter sido cortada nesta extremidade pelo que a composição se encontra um tanto descentrada). Do lado direito, um grupo à frente do qual se vê Maria, vestida coberta com o manto azul e com o mesmo toucado que aparece na pintura pintura representando o "Descida da Cruz" pertencente a esta série (ME 1517), por detrás desta São Pedro, a mesma figura que aparece nas pinturas da "Última Ceia" (ME 1514) e da "Prisão de Jesus" (ME 1515), e o mesmo São João da "Descida da Cruz" (ME 1517). O fundo da pintura é formado por uma paisafem que se desenvolve com bastante profundidade e que, gradualmente se vai diluindo acabando por se fundir com o céu.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Última Ceia", a "Prisão de Cristo", o "Descimento da Cruz", "Jesus perante Pilatos" e a "Ressurreição", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos. Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção. A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.
 
     
     
   
     
     
     
 
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