MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, April 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu de Évora
Inventory number:
ME 1516
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Cristo e Pilatos
Authors:
Anónimo flamengo
Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523)
Date / Period:
1530 A.D - 1537 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 77; width: 105;
Description:
Neste painel Jesus é apresentado perante o tribunal civil romano, presidido pelo procurador da Judeia, Pôncio Pilatos, após ter sido condenado pelas autoridades religiosas judias. Após ter sido interrogado por Pilatos, Jesus acaba por se refugiar no silêncio. Mas a multidão pede a sua condenação à morte, à qual Pilatos acede, mas, num gesto simbólico lava as mãos em presença dos que pedem a condenação de Cristo declarando que se considera incoente da sua morte. Partindo do lado esquerdo da pintura, em frente de uma multidão agitada, vê-se a figura de Cristo, em pé, de olhos cerrados e cabeça baixa, vestido com uma túnica azul cujas mangas lhe cobrem completamente as mãos. À sua frente, Pilatos sentado na sua cadeira com as mãos bem visíveis pousadas sobre as pernas, mas numa posição completamente estática, parece esperar ouvir algo de vindo de Cristo. Do lado direito, um servo, ajoelhado, despeja água de un jarro para uma bacia, onde Pilatos irá lavar as suas mãos. Por detrás desta figura, do lado direito, dois degraus dão acesso a uma outra sala onde vemos retratada, numa cena secundária, a Flagelação de Cristo. Este encontra-se de pé, preso pela mãos a uma coluna, tendo a túnica azul que o cobria sido substituida por um pano branco preso em volta da cintura. Do lado direito, um homem ergue o chicote com que vai açoitar Cristo, do lado direito três homens presenciam a cena.
Incorporation:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origin / History:
Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Última Ceia", a "Prisão de Cristo", o "Descimento da Cruz", a "Ressurreição e a "Ascenção", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos. Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção. A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.

Bibliography

AGIUS, Elisabeth - Le Retable de la Vie de la Vierge de la Cathédrale d'Evora (tese de mestrado apresentada à Université de Paris - IV, U.E.R. d'Art et Archéologie, policopiada): Jun. 1987, pág. -

Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, Vol. III, nº 1. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1955, pág. 48

CAETANO, Joaquim Oliveira - in Catálogo da Exposição "Al Conifini della Terra. Scultura e Arte in Portogallo 1300-1500". Milão: Electa, 2000, pág. p.200

CARVALHO, José Alberto Seabra de - "Retábulo da Paixão de Cristo da Sé de Évora" in Catálogo da Exposição Francisco Henriques. Um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I.. Évora: CNCDP-Câmara Municipal de Évora, 1997, pág. 91-92

CHICÓ, Mário Tavares - Pinturas Flamengas e Holandesas do Museu Regional de Évora. Lisboa: Estúdios Cor, pág. 6

ESPANCA, Túlio - "As Pinturas da Catedral de Évora em 1537 e o Retábulo Flamengo da Capela do Esporão" in A Cidade de Évora, nº 6. Évora: Boletim da Comissão Municipal de Turismo, Março 1944, pág. 16-ss.

ESPANCA, Túlio - "Visitação da Catedral de Évora em 1537" in A Cidade de Évora, nº 53-54. Évora: Boletim da Comissão Municipal de Turismo, Jan. - Dez.. 1970-71, pág. 152

ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966, pág. 127-128

MIRANDA, Alberto - Retábulo da Virgem em Évora (Separata de A Cidade de Évora). Évora: 1958, pág. 25

SANTOS, Luis Reis - Obras Primas da Pintura Flamenga dos Séculos XV e XVI em Portugal. Lisboa: 1953, pág. 71-72

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits