MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
2006.71.2
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Epigrafia
Name:
Lápide funerária de Albonius
Cultural Group:
Romano
Date / Period:
II A.D - III A.D - Época Romana
Material:
Granito
Measurments (cm):
height: 75; width: 42; thickness: 14;
Description:
Lápide de granito epigrafada, fragmentada no topo e na base. A parte superior provavelmente terminaria em frontão, sendo visíveis ainda parte de dois círculos gravados, que teriam cada um sua rosácea exafólia (no arco da esquerda nota-se ainda a extremidade de um dos raios da rosácea) . O campo epigráfico é constituído por sete linhas de texto, sendo que a sétima está cortada o que dificulta a leitura. Ambas as faces laterais estão ornamentadas com palmas que terminam em tridente. " ALBONI / VSCVM/ ELI. F. AN / LX. H. S. EST / S. T. T.L. F. C. V / IRIATISLI / BERTVS" " ALBONI / VS CVM / ELI(i) . F(ilius) . AN(norum) / LX . H(ic) . S(itus) . EST / S(it) . T(ibi) . T(erra) . L(evis) . F(aciendum) . C(uravit) . V / IRIATIS LIBERTVS" "Aqui jaz, Albonius, filho de Cumelius, de 60 anos, que a terra te seja leve, o liberto Viriatis elevou este monumento". (Biblio. JALHAY, 1951 e CARON, 1996)
Incorporation:
Outro - Mandato legal. Despacho ministerial
Provenance:
Cárquere
Origin / History:
Em Setembro de 1950, de visita à estação romana de Cárquere o Padre Eugénio Jalhay encontrou 12 lápides que haviam sido descobertas recentemente, tendo informado da descoberta o vice-presidente da Subsecção da Junta Nacional de Educação, que promoveu uma nova visita do Padre Jalhay a Cárquere com o intuito de se proceder ao estudo das lápides e propôr providências para a sua conservação. Esta lápide viria a ser transferida para o Museu Etnológico Português Dr. Leite de Vasconcelos por despacho ministerial da Junta Nacional de Educação, de 1951, com o objectivo de juntar num só núcleo o maior número possível de lápides, oriundas daquela localidade, visto que no mesmo museu já se encontravam quarenta e duas lápides, provenientes de Cárquere.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits