N.º de Inventário:
ME 1501
Denominação:
Virgem da Glória
Autor:
Círculo de Gerard David
Datação:
1495 d.C. - 1510 d.C.
Suporte:
Madeira de carvalho
Dimensões (cm):
altura: 277; largura: 155;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho. Em contraponto aos episódios narrativos das pinturas laterais, o painel central detém uma intenção votiva que se traduz principalmente na forte presença figurativa da Virgem Maria com o Menino, quase em tamanho natural, como também pela sensível caracterização volumétrica dos dois anjos no primeiro plano e a espacialização do fundo, que prolonga ilusoriamente o espaço eclesial em que essa presença se afirma e com o qual se identifica. Imagem de síntese que resume a própria invocação da catedral, nada há que narrar aqui para além da coroação da Virgem Redentora, glorificada em música e canto pelos anjos paramentados que a ladeiam inscrevedo nas fímbrias dos mantos hinos em seu louvor. Do lado esquerdo, em primeiro plano, um anjo toca um dulcimer ou hackbrett. Num plano posterior, outro anjo toca uma flauta de bisel e ao lado, um outro toca uma viola de arco. Do lado direito, ao fundo, um anjo toca um orgão positivo cujo fole é accionado por um putro anjo. Também deste lado, três anjos que tocam respectivamente triângulo, harpa e alaúde.
Á frente, em primeiro plano, no eixo de simetria da composição, um vaso de lírios, historiado, em pequenos medalhões, com cenas do Antigo Testamento - Adão e Eva, Caim matando Abel, Sansão combatendo o leão, Elias no deserto e David e Golias (?) - numa prefiguração alegórica do papel redentor de Maria e do sacrifício de Cristo.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora